O melhor pedaço da Maçã.

Como rodar jogos de DOS no Mac OS X

Quando dei a dica hoje mais cedo sobre trocentos jogos de DOS para download grátis, esqueci do detalhe que nem todos de vocês devem saber como rodar essas belezinhas em seus Macs atuais — assim como eu, naquela época, há cerca de uma década (ou mais), vocês deveriam ainda estar no lado negro da força, usando PCs com Windows 95 ou similares. Não sei se me sinto usuário de Macs há mais ou menos tempo, mas é fato que meu 1º iMac G3 Blueberry eu ganhei em agosto de 2000, então já vão alguns anos nessa brincadeirinha.

Publicidade

DOSBoxBom, voltando ao assunto do post: a solução para os nossos problemas se chama DOSBox, um emulador x86 com DOS para Mac OS X, Windows e Linux. Totalmente gratuito, de código-aberto, ele é um aplicativo bem leve que supre exatamente essa necessidade na execução desses joguinhos bem pequenos — o Wolfenstein 3D, para terem uma idéia, pesa apenas 700KB. É bom demais.

Depois de baixarem o DOSBox, recomendo criarem uma pasta “DOSBox” em /Applications/ e dentro dela já criem uma sub-pasta chamada /Games/ — só para que tenham um setup idêntico ao meu, para facilitar a explicação. Depois de entenderem como ele funciona, podem arrumar a estrutura de diretórios em suas máquinas como quiserem, isso é apenas um exemplo.

Publicidade

Pois bem, ao rodarem o programa perceberão que o ele faz é basicamente abrir um console (Prompt) do DOS em uma janelinha simples do Mac OS X. Para ter acesso à pasta /Games/, porém, é preciso montar um drive virtual dentro do DOS, que aponte para esta pasta que criamos dentro da estrutura de diretórios do Mac OS X. Para isso, digitem:

mount c /Applications/DOSBox/Games/

Uma mensagem de confirmação aparecerá e aí é só trocar o drive do console, que deve estar apontando para Z:, para o C:. Para isso, basta digitar “c:“. Pronto! Agora você estará navegando dentro de /Games/, mas no ambiente do DOS. O que você precisa fazer agora é baixar os jogos que quiser lá no DOS Games Archive, descompatá-los e jogá-los para esta pasta. No caso do Wolfenstein 3D, que já brinquei por aqui, tive que rodar um “install.bat“, coisa rápida, e depois só mandar ele rodar o “wolf3d.exe” — que estava na mesma pasta — que o jogo abriu na boa, com o teclado todo configurado e áudio, inclusive. Bom demais.

Outra coisa legal a fazer para familiarizar-se melhor com o DOSBox é digitar o comando “intro“, que te levará à um passeio geral pelas funções oferecidas pelo programa. Um detalhe para os usuários de Mac OS X é que todos os comandos que ele apresenta necessitam da adição da tecla da Maçã (Command) para funcionarem. Então, aonde ele diz para digitarem “Ctrl+F1”, digitem “Command+Ctrl+F1”.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPod nano reproduz vídeo

Próx. Post

Foto do novo iPod?

Posts Relacionados