Vídeos conceituais da Apple [atualizada]

No final dos anos 80, a Apple fez uma série de vídeos sobre as tecnologias que imaginava então existir em um tempo não muito distante. Pelo que vi, são três vídeos que tratam do uso de tecnologias para maior interatividade possível dos computadores, voltadas para o dia-a-dia, auxílio à deficientes e para a educação.

São muito interessantes, e o melhor (e mais assombroso) é que algumas tecnologias já existem e outras, bem, acho que veremos em um futuro não muito distante, do jeito que as coisas evoluem mais e mais depressa.

Nos dois vídeos abaixo, sobre o “Knowledge Navigator”, vemos um sistema com excelente reconhecimento de voz e alta inteligência artificial. No primeiro, ele comunica e organiza as tarefas de um professor:

No segundo, ajuda um homem com dificuldades de leitura a ler um texto em voz alta.

Há ainda um terceiro (e que eu mais gosto, mas não encontrei no YouTube & cia), que é o Future Shock, que aborda melhor uma interface gráfica e super interativa para deficientes.

O “Knowledge Navigator” foi idealizado pelo ex-CEO da Apple, John Sculley, e descrito em seu livro de 1987, Odyssey: Pepsi to Apple: A Journey of Adventure, Ideas, and the Future (Odisséia: da Pepsi à Apple: Uma Jornada de Aventura, Idéias e Futuro). Na época, as idéias foram criticadas por desenvolvedores de interfaces gráficas por serem consideradas confusas quanto a tecnologia da época e futura.

O reconhecimento de voz em computadores ainda não é satisfatório, mas vemos exemplos de excelentes sensores de movimento com o Nintendo Wii ou exemplos de novos monitores touch-screen, como o Rafa colocou neste post algum tempo atrás. Parece que as expectativas da Apple no final dos anos 80 não estão muito longe de serem concretizadas.

Atualização: a mal-educada aqui esqueceu de colocar quem deu a dica, foi o Fred! Sorry, buddy! 🙁

Posts relacionados

Comentários