Como realizar buscas ainda mais precisas no Google

A maioria de vocês devem conhecer a página de busca avançada do Google, correto? Pois bem, ela simplifica por meio de sua intuitiva interface a maioria das dicas que darei no post, mas o seu uso diário pode se tornar entediante e no final das contas, se você é um heavy-user do sistema de buscas do Google, saber os recursos abaixo pode ajudar bastante na sua produtividade diária.

Forçando busca por palavras: o Google automaticamente exclui das buscas palavras comuns ou muito pequenas que só comprometem a busca e diminuem a quantidade de resultados. Porém, caso você prefira, pode forçar a busca por qualquer palavra, simplesmente adicionando um sinal de mais na frente da palavra, sem espaços. Experimente a busca por “Star Wars Episode +I“.

Sinônimos: da mesma maneira que a anterior, adicionar um til na frente das palavras procurará não somente por ela, mas também por palavras sinônimas, ampliando a abrangência da busca. O sistema funciona melhor, evidentemente, para buscas em inglês. Experimente a busca por “~foods ~facts“.

Excluindo termos de buscas: você pode querer forçar um ítem a aparecer nos resultados da sua busca, mas pode querer também que determinada palavra seja excluída de todos os resultados. Para isso, adicione um sinal de menos na frente do termo, sem espaços. Experimente a busca por “apple macmagazine -microsoft“.

Ou uma ou outra: você pode, através de uma única busca, procurar por diferentes palavras que não necessitam estar presentes em um mesmo resultado da busca. Para isso, basta adicionar um “OR” (em maiúsculas mesmo) entre as duas palavras que quer procurar independentemente. Experimente a busca por “vacation london OR paris“.

Concentre as buscas em um site específico: a maioria dos grandes sites na internet hoje em dia já oferecem sistemas de buscas próprios internos. Porém, você também pode usar a base do Google para procurar artigos dentro de qualquer site que necessite. Depois das palavras-chave da sua busca, adicione a palavra site seguida de dois-pontos e o domínio a ser especificado. Experimente a busca por “admission site:www.stanford.edu“.

Intervalo numérico: pesquisa de preços, variação em pesos ou datas… não importa! O Google pode procurar intervalos numéricos, basta digitar o primeiro número seguido de dois pontos (sem hífen mesmo, são dois pontos seguidos, não o símbolo dois-pontos) e em seguida o número final, sem qualquer espaço entre eles. É importante sempre especificar uma unidade métrica para que os resultados obtidos sejam o mais próximos possíveis do que deseja. Experimente a busca por “DVD player $50..$100“.

Dicionário virtual: a base de dados do Google é tão extensa que achar definições de palavras como em um dicionário virtual é bem simples. Basta adicionar a palavra define seguida de dois-pontos na frente do vocábulo que deseja saber mais detalhes. Experimente a busca por “define:apple“.

Lembrem-se sempre: o Google é nosso amigo.

Posts relacionados

Comentários