O melhor pedaço da Maçã.

Como usar o Party Shuffle do iTunes

Algumas pessoas me perguntam o que o recurso Party Shuffle do iTunes tem de tão especial. Bom, não é nada de revolucionário. Ela é uma playlist inteligente com um visual um pouco diferente e algumas facilidades que ajudam na seleção de músicas para você ouvir diariamente. Pode ser usado, inclusive, por DJ’s amadores: funciona muito bem para agitar uma festa dos amigos da faculdade, por exemplo.

Publicidade

iTunes Party Shuffle

O Party Shuffle é, basicamente, uma playlist em shuffle (modo de reprodução randômico) com uma uma interface que lhe permite ver a faixa que está sendo reproduzida (em destaque), as músicas que já tocaram e as que estão por vir — você mesmo seleciona quantas quer ver por vez.

Publicidade

Tendo isso em mente, basta trabalhar com a lista da forma que preferir, ela é totalmente flexível. Você pode reproduzir qualquer uma das músicas visíveis (já reproduzidas ou não) com um simples duplo-clique. Pode rearrumá-las como quiser, arrastando e soltando. Pode apagar músicas da lista que não queira ouvir no momento — o iTunes automaticamente adiciona uma substituta no final da lista. Pode, até mesmo, gerar uma lista completamente nova de músicas que ainda irão tocar: use o botão “Shuffle” no canto inferior direito da tela.

A barra de controles inferior (veja abaixo) permite que você selecione também a fonte das músicas que o sistema irá usar para gerar a lista. Pode, por exemplo, criar uma Smart Playlist só com músicas ainda não classificadas (0 estrelas) e deixar que ele crie a sua seleção para você então ir marcando-as como quiser. O legal de fazer isso com o Party Shuffle é que, ao contrário do que acontece quando você as reproduz direto pela lista inteligente, as músicas não somem da lista a partir do momento que ganham uma ou mais estrelas — o que teoricamente as tiraria da lista, já que não seriam mais desclassificadas.

Controles do Party Shuffle

A opção “Play higher rated songs more often”, para quem está se perguntando, aumenta a probabilidade de uma música com mais estrelas tocar em 4%. Uma música com 4 estrelas terá 4% mais chances de ser reproduzida que uma de 3, portanto. Com a opção selecionada, as músicas que você menos gosta provavelmente demorarão para aparecer na lista.

Publicidade

Outras facilidades do Party Shuffle: clicando com Ctrl (botão-direito) em qualquer música da sua biblioteca você tem duas opções relacionadas: “Play Next in Party Shuffle” e “Add to Party Shuffle”. A primeira adiciona a faixa para o primeiro lugar após a música que está tocando no Party Shuffle, sem interromper a reprodução da atual. A outra opção simplesmente a coloca no final da lista; é o mesmo que você arrastar uma faixa para o ítem Party Shuffle na barra lateral do iTunes.

Obrigado pela sugestão do post, Joel!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Por dentro do HD [atualizada]

Próx. Post

iPods não são perfeitos

Posts Relacionados