O melhor pedaço da Maçã.

Safari terá suporte a imagens AVIF no iOS 16 e no macOS 13

Safari

Mais uma boa novidade em relação à atualização do Safari que virá com o macOS Ventura 13 e com o iOS/iPadOS 16. Chegando em sua 16ª versão, o navegador agora adicionará suporte ao formato de imagens AVIF — tanto nos smartphones quanto nos computadores da empresa.

Publicidade

A novidade foi compartilhada pela designer/desenvolvedora Jen Simmons, a qual também relatou a chegada de novidades importantes no Safari Technology Preview 149, a versão de testes do navegador da Maçã.

Com a chegada do suporte ao AVIF, o Safari estará apto a entregar aos usuários arquivos de imagem mais compactos sem que haja uma perda de qualidade notória — com o bônus de haver suporte a tecnologias como HDR e também a transparência.

Trata-se de um codec de compressão ainda mais poderoso do que o já conhecido WebP, que consegue entregar imagens 30% menores que o JPG — o AVIF promete imagens 50% menores que as do formato amplamente disseminado.

Outra coisa positiva é que o AVIF é uma tecnologia aberta e livre de royalties, o que significa que não é necessário pagar para usar o novo formato — como acontece atualmente com tantos outros (vide JPG).

Publicidade

Desenvolvido pela Alliance for Open Media com a ajuda de gigantes como Amazon, Google, Intel e a própria Apple, o formato já está presente em navegadores como o Google Chrome e o Firefox, mas agora também dará as caras no browser nativo de iPhones e Macs.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Filmes da semana: compre “Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City” e vários outros títulos por R$9,90!

Próx. Post

Vídeo: hands-on completo do MacBook Air (M2)

Posts Relacionados