09 F9 11 02 9D 74 E3 5B D8 41 56 C5 63 56 88 C0: rebelião online

O Digg está aprendendo, da maneira mais difícil, que tentar censurar, sponte sua, seus usuários. tudo começou quando alguns post passaram a publicar a singela seqüência numérica hexadecimal que está no título deste post. Trata-se, tão somente, da chave criptográfica que quebra o sistema AACS de criptografia dos HD-DVDs, permitindo a qualquer programa possa decodificar o conteúdo protegido dos DVDs em alta definição, gerando algumas cópias de “backup” aos seus felizes proprietários.

Temendo um processo ou algo semelhante, a administração do Digg começou a apagar as notícias que continham o código de desbloqueio, porém, os usuários não deixaram isso acontecer, promovendo um “Digg-bombing”, no qual praticamente todas as histórias da página principal apontam para o tal “código do mal”.

As empresas necessitam compreender que tentar, pura e simplesmente, bloquear seu conteúdo através de cadeados virtuais ou DRM, nos dias que correm, não é mais uma estratégia eficiente. A saida, talvez, seja ter um pouco mais de criatividade na hora de desenvolver seus métodos de licenciamento e proteção de conteúdo, pois ao pensarem mais no usuário e um pouco menos no próprio bolso, os problemas dessa natureza diminuirão sensivelmente.

Bonus links:

Posts relacionados

Comentários