Já é possível abrir arquivos .docx no Mac (ou quase)

DOCXEnquanto dedica-se exaustivamente a completar o desenvolvimento do novo Office 2008 para Mac, a Microsoft sentiu necessidade de liberar, antes do seu lançamento, um conversor de arquivos .docx do Word 2007 para Windows de forma que possam ser abertos no Mac via o padrão de texto .rtf. É o Microsoft Office Open XML File Format Converter for Mac, que já está disponível para download em sua primeira versão beta.

A Microsoft está investindo pesado na arquitetura nativa do Mac OS X para o Office 2008, que será todo baseado no novo padrão de documentos da suíte Office Open XML. Por ser bastante revolucionário, o formato não é retrocompatível e, portanto, até hoje, quem recebesse arquivos .docx no Mac teria que pedir para que reenviassem-os no “antigo” formato .doc. Com o conversor, porém, os arquivos .rtf gerados podem ser facilmente abertos no Word 2004, Word v.X ou até mesmo no TextEdit.

Por enquanto, só é possível fazer a conversão “de vinda,” isto é, do formato .docx para .rtf. A partir daí, a Microsoft recomenda que os arquivos sejam editados e salvos no padrão .doc, que podem ser compartilhados livremente inclusive com usuários da última versão do Office para Windows. É esta a atual recomendação da empresa, inclusive, para usuários do Office 2007 que constantemente troquem arquivos com usuários de Mac: salvem seus documentos nos formatos padrão “Word/Excel/PowerPoint 97-2003 Document” (.doc, .xls, .ppt) para terem certeza de que poderão ser lidos sem problemas em todas as plataformas — pelo menos até o lançamento oficial do Office 2008 para Mac.

De acordo com Geoff Price, da Microsoft Macintosh Business Unit, a escolha de um aplicativo independente para a tarefa ocorreu principalmente como vias de facilitar o acesso de usuários tanto do Office 2004 quanto do Office v.X: um só aplicativo gera arquivos .rtf compatíveis com ambos. Além disso, o conversor permite conversões em massa (diversos arquivos de uma vez só) e traz facilidades como drag&drop de arquivos para o ícone do programa ou para a sua própria janela ou, mais fácil ainda, permite que arquivos .docx sejam abertos diretamente pelo conversor, quando duplamente-clicados.

A versão final do conversor para o Office 2004 estará disponível de seis a oito semanas após o lançamento do Office 2008 para Mac. A partir daí, ele será totalmente integrado à suíte e permitirá que arquivos sejam abertos e salvos usando o novo formato, como se ele sempre estivesse ali — claro, novas funcionalidades proporcionadas pelo formato Office Open XML só estarão disponíveis no Office 2008.

Novos betas do conversor devem ser liberados na medida que aprimoramentos forem feitos, inclusive com suporte aos novos formatos de documentos do PowerPoint e Excel. Uma vez instalado o conversor beta, as atualizações serão liberadas automaticamente através do serviço Microsoft AutoUpdate do Office.

Posts relacionados

Comentários