O melhor pedaço da Maçã.

iPod diz: ‘Please Wait. Very Low Battery.’ O que fazer?

Um amigo me ligou desesperado esta semana com problemas no seu iPod video 80GB. Ele havia viajado sem levar o cabo USB do aparelho e, evidentemente, drenou a bateria toda nesse meio-tempo, dando alguns dias a mais para o iPod, desligado e sem recarga de bateria, terminar de drenar a bateria por si só.

Publicidade

iPod: problemas com a bateria (1/7)

O problema pintou quando ele voltou para casa e tentou conectar o iPod ao seu MacBook Pro para recarregar a bateria. O que ele viu foi a tela acima.

Please Wait. Very Low Battery.Interface e frase um tanto assustadoras, sim: “Please Wait. Very Low Battery.” numa tela monocromática, nada comum para quem está acostumado com os menuzinhos lindos e coloridos dos iPods video.

Publicidade

O pior é quando o “Please Wait” parecia não significar nada; por mais que esperássemos, nada acontecia.

O primeiro passo, claro, foi resetar o iPod. No caso do iPod video (e outros modelos), pede-se para ligar o switch Hold e logo depois desligá-lo. Aí, basta pressionar e segurar os botões Menu e Select (o do centro) simultâneamente até o logo da Apple aparecer — demora cerca de 6 a 10 segundos. Talvez seja necessário repetir esse passo (para outros modelos de iPods, clique aqui para saber como resetá-los).

Publicidade

Não funcionou. É sempre bom certificar-se, claro, de que o problema não é no cabo USB — consiga outro para testes. Ou então na porta USB do computador, experimente em outra e em outro computador, também. Por fim, pra matar com as possibilidades alheias ao próprio aparelho, reinstale e certifique-se de que o software (iTunes) instalado no seu computador está ok e atualizado.

A Apple ajudou explicando que deveríamos ter mais paciência, talvez:

(…) In this state, iPod is not able to connect to your computer or appear in iTunes right away. Just leave the iPod connected; when the iPod is sufficiently charged it will turn on, enabling you to sync it with iTunes. Note: Depending on the iPod model and how depleted the battery is, you may need to charge your iPod for up to 30 minutes before the iPod can turn on. (…)

Decidi deixar o iPod ligado a noite toda no meu MacBook Pro e, ainda antes de dormir, me deparei com uma nova tela, bem mais agradável, e até um tanto familiar:

Publicidade

iPod: problemas com a bateria (2/7)

Inicialmente achei que o iPod tinha obtido carga suficiente, iria dar a partida e voltar ao normal. Engano meu; pouco tempo depois, voltou à tela anterior e neste ciclo ficou.

Depois de boas 7 horas de sono, desconectei o iPod do laptop e fui avaliar o estado da bateria:

iPod: problemas com a bateria (3/7)

Para minha surpresa, sim, consegui chegar ao lindo menu do iPod. Porém, vejam o ícone da bateria; continuava no chão. E, evidentemente, a felicidade não durou muito tempo; logo ele se desligou e voltou ao estado anterior.

Aqui, tendo conseguido montar o iPod e ver todos os arquivos intactos pelo sistema, achei que o pepino seria mesmo com a bateria, que poderia ter morrido; teríamos que enviar o iPod para a Apple e pedir a substituição.

Foi aí que lembrei que ainda poderíamos tentar mais uma coisa: colocar o iPod em Disk Mode. A Apple recomenda acessar este modo nos iPods caso seja preciso fazer alguma manutenção, atualização ou restauração do sistema e o iPod não esteja acessível — isto é, apenas a maçã apareça na inicialização, exatamente o que acontecia conosco.

Para colocar o iPod em Disk Mode, é bem simples. Basta realizar os mesmos passos para resetá-lo e, após segurar Menu e Select por 6-10 segundos e a maçã aparecer, logo pressionar e segurar Select e Play/Pause até a tela Disk Mode aparecer. A interface do iPod mudará um pouco, ficará monocromática (consumindo menos bateria), mais ou menos como a primeira tela assustadora, que introduziu o nosso problema:

iPod: problemas com a bateria (4/7)

Logo quando coloquei-o neste modo, o iPod já conseguiu se montar no MacBook Pro perfeitamente e pude acessar todos os arquivos, sem problemas. Além disso, o ícone da bateria mostrava que ela estava sendo carregada de verdade, o que me levantou esperanças. Aguardei um tempinho e ejetei o iPod do sistema:

iPod: problemas com a bateria (5/7)

Depois disso, deixei ele carregando por algumas horas e, quando finalmente despluguei do computador, a carga da bateria, para a felicidade da nação, estava lá em cima, quase cheia. Problema resolvido!

iPod: problemas com a bateria (6/7)

Conclusão: a bateria havia drenado demais; como o iPod consome bastante carga por causa da tela, brilho, cores e tudo mais, a pouca bateria restante não era suficiente para o sistema dar partida e recarregá-la normalmente. Por isso, foi necessário colocá-lo em Disk Mode, que facilitou o processo e deu vida ao bichinho novamente. E a bateria não tem problema algum.

iPod: problemas com a bateria (7/7)

Fica aí a dica para vocês, caso por ventura tenham algum problema semelhante, o que espero que não aconteça.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O melhor da semana 21 de 2007

Próx. Post

Como funciona a garantia e suporte técnico de produtos Apple no Brasil

Posts Relacionados