O melhor pedaço da Maçã.

iLife ’08 chega com destaque para um novo iMovie e iPhoto cheio de novidades

Caixa do iLife ‘08Faltou um post nosso comentando o lançamento do iLife ’08, então aqui vai. Ao que tudo indica, a Apple possui uma equipe de desenvolvedores para cada um desses grandes projetos (ou talvez até uma que participe de vários), mas estou certo de que não há um time para o iMovie, outro para o iPhoto, outro para o GarageBand, e assim por diante; é um time que cuida de todos os softwares que compõem a suíte, ou até que participa em outros projetos, como falei.

Publicidade

A prova disso é que, 1 ano e meio depois do lançamento do iLife ’06 (sim, pularam a versão ’07), a Apple conseguiu agregar bastante novidades apenas para o iMovie — que na verdade é um programa completamente novo, mas com o mesmo nome do anterior — e iPhoto. Os outros componentes do pacote — GarageBand, iDVD e iWeb — também ganharam melhorias, mas nada muito significativo.

iPhoto ’08: a principal novidade da nova versão é uma nova forma de organizar fotos por Eventos. O programa divide suas fotos automaticamente por eventos nomeados diariamente, sendo que é possível mesclar eventos que duraram mais de um dia (como uma viagem de final de semana) ou dividir múltiplos eventos de um mesmo dia (aniversário pela manhã e casamento à noite). Novos temas e recursos para criação de livros para impressão também fazem parte da nova versão.

Publicidade

iMovie ’08: a Apple se focou, nesta nova geração do iMovie, na facilidade e rapidez de uso e nos seus recursos de compartilhamento. Agora é ainda mais fácil editar vídeos caseiros (de câmeras DV, HDV, AVCHD, fotográficas digitais…) e trabalhar com eles ficou tão intuitivo quanto melhorar fotos no iPhoto. Depois de editados, o programa oferece uma série de opções para o compartilhamento do trabalho com amigos via iPod, iPhone, Apple TV ou para o mundo todo via YouTube.

iWeb ’08: widgets para a web são a grande novidade da versão ’08 do iWeb, que facilita muito a adição de recortes de notícias, previsão do tempo, Google Maps, vídeos diversos e muito mais. Agregar anúncios do Google AdSense também ficou muito simples, assim como criar páginas com galerias de fotos e vídeo com navegação facílima e gerenciamento super simples. Quem já estava cansado dos temas da versão anterior, pode abrir um sorriso: o iWeb ’08 está recheado de novos layouts criados pela Apple.

GarageBand ’08: recurso chamado “Magic GarageBand” facilita muito a criação de músicas por parte de músicos e não-músicos. Um palco virtual possibilita que usuários criem músicas em poucos minutos, com a adição de instrumentos digitais e escolha entre nove estilos musicais. A partir daí, é bem fácil gravar sua voz por cima dos instrumentos e depois disponibilizar a sua criação para o mundo.

O iLife ’08 custa US$79 e estará incluído em todos os Macs vendidos a partir de hoje. Um guia em vídeo de cerca de 20 minutos foi disponibilizado pela Apple e faz um tour por todas as novidades do pacote, que conta ainda com nova versão do iDVD e com o .Mac Web Gallery, que facilita ainda mais a troca de fotos entre usuários do serviço online pago da empresa.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Teste agora o novo iWork ’08! [atualizado 2x]

Próx. Post

Apple disponibiliza vídeo da keynote de Steve Jobs de ontem

Posts Relacionados