Adobe Premiere Elements 4 com suporte a Blu-ray apenas para Mac OS X

A Adobe anunciou que sua última versão do Premiere Elements 4 suporta conteúdo em Blu-ray, ainda apenas para a versão do seu software para Mac OS X. O suporte ao padrão Blu-ray garante a maior qualidade de vídeo, e já está disponível hoje.

Blu-ray, ou Blu-ray Disc (BD) é uma nova geração de disco óptico, que veio para substituir o DVD, que é usado para gravação, regravação e para tocar vídeos de alta-definição (HD), assim como grandes quantidades de dados. Cabe em um BD mais de cinco vezes a quantidade de dados de um DVD tradicional, podendo guardar de 25 a 50GB por disco. Este novo padrão, foi desenvolvido pela Blu-ray Disc Association (BDA), que vem desde 2002 associando novas empresas para competir com o formato concorrente, criado pela Toshiba, NEC e Sanyo (com apoio da Microsoft e outras empresas), o HD-DVD, que tem algumas semelhanças ao Blu-ray, porém com menor capacidade, 15 a 30GB.

Blu-ray e apoiadores

A Apple faz parte da mesa de diretores da BDA no apoio ao formato Blu-ray, junto com diversas outras empresas como Dell, HP, Hitachi, LG, Matsushita, Mitsubishi, Pioneer, Philips, Samsung, Sony, Sun, TDK, Thomson, Fox, Disney, Warner, e outras empresas associadas que passam de 180 em todo o mundo. É o formato utilizado pelo PlayStation 3 e por estúdios como Warner, Disney, Fox, Lionsgate, MGM e Sony Pictures.

Será que Blu-ray vence a briga com o HD-DVD para tornar-se o novo padrão que vai substituir o DVD? Com mais esta notícia da Adobe, parece que falta pouco para que os Macs saiam de fábrica já com drives Blu-ray. Será?

Posts relacionados

Comentários