10 dicas de aplicativos, por um novo Mac user

Colaboração especial por Douglas Santos.

TodosEm três semanas usando meu novo MacBook, montei uma lista (TOP 10) com os meus aplicativos favoritos para a plataforma.

Assim como coloquei no Hicksdesign, a idéia é “focar apenas em programas pequenos e gratuitos que ajudam você a aproveitar o melhor do seu Mac.” Aqui está a minha lista favorita, até o momento, em ordem alfabética:

Adium
É um cliente de mensagens instantâneas (Instant Messenger, ou IM) bastante completo. Suporta serviços como ICQ, .Mac, Jabber, Google Talk, MSN, entre outros. O Adium é open-source GPL e possui interface em português.

Cyberduck
É um cliente FTP (File Transfer Protocol) completo. Além do FTP tradicional, o Cyberduck oferece FTP/TLS (FTP secured over SSL/TLS) e também SFTP (SSH Secure File Transfer). O Cyberduck é open-source GPL e também possui interface em português.

Growl
É um sistema de notificação, permite que aplicações registradas enviem mensagens na tela quando algum evento determinado ocorrer. O Growl está incluído no pacote do Adium, mas também pode ser baixado à parte. Ele é open-source BSD.

iStat
Apresenta a monitoração do sistema, como uso da CPU, uso de memória, uso de discos e rede, bem como a temperatura do hardware. O iStat possui duas interfaces, widget através do iStat pro ou menubar com o iStat menus.

MacPorts
É o antigo Darwinports, um sistema de portas similar ao encontrado no sistema operacional FreeBSD. O MacPorts é open-source BSD.

OnyX
É um utilitário multifuncional, permite rodar tarefas de manutenção, configurar parâmetros ocultos, apagar caches do sistema, entre outras funções.

Q
É a interface Cocoa do emulador (máquina virtual) Qemu para Mac. Ele é open-source GPL.

Quicksilver
À primeira vista é um lançador de aplicações, quando iniciado ele mantém um catálogo de aplicativos e documentos mais acessados. É claro, oferece muitas outras opções que só com o uso diário você descobrirá.

USInternational
Permite utilizar o layout tradicional para a entrada de acentos, tal como no layout de teclado padrão do Windows.

Vidalia
É a interface gráfica para o Tor, um sistema anônimo de comunicação na internet. O Vidalia é open-source GPL e possui interface em português. Já o Tor é open-source BSD.

A screen-shot que ilustra o post foi tirada com o aplicativo Todos e mostra ícones de quase todos os aplicativos comentados neste artigo.

Posts relacionados

Comentários