O melhor pedaço da Maçã.

Apple estaria planejando retorno triunfal do Newton

Em 1993 a Apple lançou o Apple Newton (também conhecido como Newton Message Pad ou apenas Newton), um computador de mão com tela sensível ao toque e reconhecimento de escrita. Embora tenha sido lançado 3 anos antes do famoso (e tecnicamente inferior) Palm Pilot, o Newton não se tornou um sucesso de vendas devido ao seu custo elevado e acabou sendo descontinuado em 1998.

Publicidade

Com esse fracasso em mente, alguns rumores andam falando que a Apple estaria novamente (o próprio Steve Jobs já admitiu que a Apple desenvolveu um novo modelo de PDA que nunca saiu dos laboratórios de desenvolvimento) desenvolvendo uma nova versão de PDA para brigar por mais essa fatia do mercado de tecnologia.

Apple PDA mockup

Um pequeno grupo de engenheiros da Apple estaria trabalhando há 18 meses no novo Apple PDA — parando algumas vezes para ajudar a equipe de desenvolvimento do iPhone — que, desta vez, contará com a famosa e revolucionária tecnologia multi-toque da Apple.

O novo dispositivo, que deverá ser lançado em janeiro de 2008 (data que coincide com a Macworld), virá com uma versão do Mac OS X Leopard, será tão fino quanto o iPhone (ou até mesmo como o iPod touch), será 1,5 vezes maior que o iPhone e terá um tela de 720×480 pixels. O PDA ainda poderá introduzir novos conceitos multi-toques como arrastar-e-soltar e copiar-e-colar.

Publicidade

Mas para não se tornar apenas um iPod touch grandalhão, eu acho que o novo PDA deverá conter algumas novidades a mais que seu irmão menor: alguns aplicativos herdados do iPhone como Mail, Stocks, Maps e Weather, um novo Address book (semelhante ao utilizados pelos Macs), versões reduzidas do Pages (ou do TexEdit) e do Numbers (ou novos programas com funções similares), a possibilidade de se trabalhar utilizando o teclado wireless da própria Apple e, finalmente, a possibilidade de se poder instalar aplicativos de terceiros.

Com tudo isso a seu favor, eu vejo a possibilidade do Apple PDA se tornar um sucesso ao ser adotado por uma parcela muito importante: o mercado corporativo. Eu consigo até imaginar vários cenários onde o novo aparelho pode ser utilizado: restaurantes, aviões, hotéis e até mesmo pela sua própria casa.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Você sabe arquivar e deletar emails no Gmail… mas você sabe ignorar mensagens?

Próx. Post

Quer dizer que o Flickr também tem versão gratuita? E eu tenho direito à quê?

Posts Relacionados