O melhor pedaço da Maçã.

Erro 1309: mais um dos inúmeros códigos de erro sem sentido do OS X

Semana passada estava tentando copiar uns arquivos para o meu iPod de 80GB, modelo “não-classic”, quando me deparei com uma carinhosa mensagem de erro do Mac, dizendo que havia ocorrido um erro de código 1309, e que a cópia teria que ser cancelada. Muito legal ver isso, ainda mais depois de esperar 27 minutos para tomar conhecimento do problema, e passar por ele duas vezes.

Publicidade

Erro

Sim, duas vezes, porque eu tentei novamente fazer a cópia. E se o erro fosse uma falha temporária ou algo que não se repetiria? Pois repetiu-se. Tive que investigar que raios era o erro 1309. Buscando no Google, rapidamente encontrei uma lista de códigos de erro do Mac, talvez um dos poucos temas em que a Apple faz questão de falhar, pois ao meu ver, meia-dúzia de palavras explicando a falha não custaria nem 10 kilobytes em um disco. Mesmo que eles pusessem 1000 códigos de erro em um documento, este dificilmente chegaria a 100MB, o que é um tamanho considerável para um PDF, mas ínfimo frente aos três gigas e meio da instalação do sistema operacional.

O código de erro 1309 significa:

error -1309 fileBoundsErr: file’s EOF offset mark or size is too big

Lindo, não? Garimpando um pouco mais, descobri que isso se dava porque o tamanho do arquivo copiado era maior que o limite suportado pelo formato de arquivos do disco de destino. Traduzindo: dentre os arquivos que eu tentava copiar, havia dois que passavam dos 4GB, e como o formato FAT32 do meu iPod, que estava formatado assim para garantir compatibilidade com Mac e Windows, não suporta nada que passe os 4GB, erro 1309!

Publicidade

O que achei mais incrível foi o Mac OS X não avisar isso antes. Ele primeiro copiava o arquivo, para depois, na hora de concluir a cópia, falhar. Bacanudo isso. As soluções, eu já sabia. Ou tentava quebrar o arquivo compactado de 7GB em pedaços (gastei uma hora tentando, consegui com um deles, mas com o outro era impossível concluir a tarefa sem gastar outra hora), ou formatava o iPod com um formato que agüentasse um arquivo único de tamanho maior que 4096MB, que são 4GB. Um desses formatos é o NTFS da Microsoft, incompatível com Mac OS X, e o outro, o HFS+ da Apple, incompatível com Windows. Ótimas soluções.

Publicidade

Além disso, formatar o iPod significava perder tudo no disco. Para minha sorte, nada do que estava ali era importante. Então, para acabar com o problema, passei ele ao formato HFS+ mesmo (mostra o formato do disco como Macintosh, no iTunes), e copiei os arquivos sem problemas. O próprio iTunes faz essa transformação, através de sua função de restauração do iPod. Dependendo do sistema operacional em que se dê a operação, ele vai ficar com formato Macintosh ou Windows – botão Restore na tela de sumário do iTunes, quando o aparelho está conectado ao computador. Só que agora meu iPod não é mais compatível com o sistema da Microsoft, exceto se eu instalar o programa MacDrive, que permite a visualização de discos formatados para Macintosh sem problemas.

Ou seja, um erro bizarro em um momento impróprio, que gerou um problema de outra categoria completamente diferente, solucionado por um software de míseros 3,41MB? Tanto o erro poderia ser alertado antes, como a tal solução poderia ser implementada no sistema operacional incompatível, e me refiro a NTFS e HFS+, em OS X e Windows. Sem contar essas mensagens de erro bisonhas do OS X. Para quê facilitar, se podemos dificultar?

Atualizado: 4 gigabytes são 4096 megabytes, me confundi. Obrigado Cabral pela observação!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Estamos migrando para um Private Server da DreamHost, pedimos paciência

Próx. Post

Google libera Google Updater para Mac

Posts Relacionados