O melhor pedaço da Maçã.

MM Responde: como usar grupos em meus contatos?

Dando continuidade ao MM Responde! 😊

Publicidade

A pergunta do dia é:

Como usar grupos em meus contatos?

Informações

Vivemos na era da informação e a sua agenda de contatos é uma parte vital disso tudo; quanto mais itens estiverem presentes nela, menos tempo você perderá procurando informações que nem sempre damos valor — exceto quando mais precisamos.

Ícone do app Contatos

Como sugestão, adicione emails em todos os contatos que você possui e, para os seus favoritos, recomendo ainda adicionar os endereços de casa/trabalho, aniversários e fotos. Pode parecer um trabalho cansativo e chato, mas é algo que eu garanto que vale a pena.

Grupos

Você pode não saber, mas o app Contatos (Contacts) tem dois recursos interessantes chamados Grupos e Grupos Inteligentes. Ambos são ferramentas super-úteis que podem facilitar muito a nossa vida.

Publicidade

No primeiro, o funcionamento é muito semelhante ao de uma lista de reprodução (playlist) do iTunes. Você escolhe o seu contato e o arrasta para o grupo desejado. Na versão inteligente, o processo é todo automatizado, seguindo as condições definidas por você.

Grupo do MacMagazine

Como principais utilidades para os seus grupos, podemos citar o envio de emails ou mensagens para múltiplos contatos ao mesmo tempo.

iOS vs. Grupos

Uma grande falha no iOS é a impossibilidade de adicionar contatos em grupos — ou a criação deles. Necessariamente, para fazer este processo, você precisa do seu Mac ou acessar a sua conta pela web (no iCloud.com, por exemplo).

Grupos no iCloud

Essa falha existe desde a origem do iOS e, mesmo na versão beta do iOS 10, o problema persiste. 😡

Grupos vs. Grupos Inteligentes

Confira abaixo como um grupo no seu Mac:

Publicidade
  1. Abra o app Contatos, vá em Visualizar » Mostrar Grupos (⌘1).
  2. Vá em Arquivo » Novo Grupo.
  3. Defina um nome para o grupo (por exemplo: “Amigos”).
  4. Arraste os contatos desejados para o seu novo grupo.

Agora, como criar um grupo inteligente:

  1. Abra o app Contatos, vá em Visualizar » Mostrar Grupos (⌘1).
  2. Vá em Arquivo » Novo Grupo Inteligente.
  3. Defina um nome para o grupo e seus critérios, algo muito semelhante ao que falamos na criação das regras do app Mail.

Condições para um grupo inteligente

  1. Os contatos serão adicionados ao grupo de forma automática.

Principais usos

Como sugestão, você pode usar os grupos inteligentes para eventos/reuniões, adicionando como nota a informação de onde você conheceu tal pessoa e aguardando que o aplicativo as reuna. Vale notar que os grupos inteligentes não são sincronizados com seu dispositivo iOS, logo, se desejar ter os contatos destes grupos em seu iPad ou iPhone/iPod touch, será necessário copiá-los para um outro grupo (sem ser inteligente).

·   ·   ·

Se você procurou resposta no MM Fórum e não encontrou ou se você simplesmente tem alguma sugestão para o MM Responde (selecionaremos uma por vez), é só mandar um email para mim [marcelo arroba o nosso domínio] ou falar comigo no Twitter [@marcelodemelo].

Até a próxima! 😬

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rio de Janeiro está agora todo em 3D nos Mapas da Apple

Próx. Post

Apple participa da Parada do Orgulho de San Francisco e distribui um belo brinde para seus empregados

Posts Relacionados