O melhor pedaço da Maçã.

Office 2008 beta já está rolando por aí, confiram primeiras impressões de leitor do BLOG

Colaboração especial por Eduardo Pires.

Publicidade

O Microsoft Office 2008 beta mostra estar bem adiantando no seu desenvolvimento, haja vista a estabilidade, baixo consumo de processamento e esperteza demonstrado nos poucos momentos que o testei. Ainda que consuma muita memória RAM simplesmente por estar aberto, este fato que não me preocupa muito, já que faltam ainda cerca de três meses para a sua versão final.

Novo ribbon do Office 2008 para Mac

O pacote da Microsoft traz boas melhorias (que já haviam sido implementadas no Office 2007 do Windows), com uma interface de ícones-imagens que realmente facilita o acesso às inúmeras (e novas) funções do pacote. E mais uma vez os desenvolvedores do Office para Mac demostraram que sabem fazer um software mais bonito e elegante que o pacote “original” para Windows.

Inspector do Office 2008

Uma função muito útil é a Toolbox (nitidamente uma cópia do Inspector do iWork) que, como o próprio nome diz, é uma caixa de ferramenta que auxilia a manipulação de texto, imagem (ele se integra ao iPhoto, inclusive), parágrafo entre outras funções, sem que você perca tempo andando pelos menus.

Publishing Layout do Word 2008

Publicidade

Scrapbook Layout do Word 2008

A Microsoft anexou diferentes layouts no Word. Alguns deles, também inspirados no iWork, foram os layout gráficos chamados de “Publishing Layout” e “Scrapbook Layout”, que inserem num arquivo .DOCX (ou .DOC) conceito de texto, gravação de som e escrita ideal para mesa digitalizadora. No entanto, pelo que pude testar, o Word ainda não tem a mesma desenvoltura do Pages em trabalhar com o drag&drop de imagens dentro de um texto comum.

Compatibility Report do Word 2008

Publicidade

O Office 2008 também agrega o Compatibility Report, nada mais que um verificador de incompatibilidade compatibilidade que o seu documento terá com antigos pacotes Office para Mac e Windows (com a opção de conserto). Uma mão na roda para não levar sustos em viagens e apresentações em computadores alheios.

PowerPoint 2008 para Mac

Finalmente o PowerPoint agora consegue abir aquivos .PPS (aquelas apresentações de slides que entopem as caixas de entrada dos nosso emails) sem engasgos, nem cortes de som e desconfiguração de tabelas e imagens. Mas ainda precisa de muito chão para chegar aos pés de um Keynote, da Apple. Se bem que tentaram até “inovar” o programa, com transições como o cubo em 3D.

Excel 2008 para Mac

Quanto ao Excel e Entourage não posso dar a minha opinião, visto que não uso esses programas (e nem pretendo). No entanto, me chamou muito a atenção positivamente a “cara” do Entourage 2008 e sua forma de organização.

Entourage 2008 para Mac

Enfim, ainda que o iWork possa bater de frente com o Office, o pacote da Microsoft agrega um grande valor na escolha do sistema operacional tanto no mercado corporativos quanto de usuários domésticos.

Splash do Word 2008

Splash do PowerPoint 2008

Splash do Excel 2008

Splash do Entourage 2008

2008 tem tudo para ser o ano de páreo duro entre pacotes de escritório para a “maçã” e quem ganha com isso são os usuários de Macs.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Netscape Navigator 9.0 chegou, pessoal, e chegou bem, vale conferir

Próx. Post

Muitas dicas para encher a sua barra de menus de ícones com (in)utilitários

Posts Relacionados