O melhor pedaço da Maçã.

Naked light: um editor de imagens com uma nova abordagem

Naked light é o nome de um novo editor de imagens que me parece bastante promisor. O novo editor entra em beta público hoje — exatamente daqui umas 20 horas. Assim que eu puder, irei baixar e instalar em minha máquina para testar sua nova forma de trabalho.

Publicidade

Naked light

Segundo o pessoal que o criou, o Naked não trabalha com idéias antiquadas como pixels, layers, cores 8-bit, filtros não re-editáveis e operações destrutíveis. Pelo contrário, o Naked trabalha com o conceito de tratamento não-destrutível (que visa manter as características originais das fotos intactas), filtros dinâmicos (que podem ser alterados infinitamente depois de aplicados), composição baseada em Nodes (ou nós), resolução infinita e ferramentas profissionais.

Publicidade

NodesComposição em Node:

O Naked light é principalmente baseado nas funcionalidades do Node. Os Nodes são blocos que são utilizados com imagens, filtros, brushes, ajustes de cor, níveis…

Os Nodes são a substituição dos famosos layers do Photoshop, só que podem ser “montados” de formas variadas — podem ser empilhados ou colocados lateralmente uns aos outros — algo que os layers não suportam. A interação entre os blocos dos Nodes são indicadas por setas entre eles.

Publicidade

Naked light InspectorResolução Infinita:

O Naked light é um programa pixel-free (na teoria, claro) que trabalha com unidades do dia-a-dia (como eles chamam) como centímetros, polegadas e outras. Você pode trabalhar com imagens em diferentes resoluções, padrões cromáticos e aspect ratios dentro da mesma composição. O Naked irá re-escalar e padronizar tudo automaticamente sem que você tenha que ficar convertendo tudo primeiro.

Eu só não tenho certeza se o Naked light é realmente um programa totalmente profissional como o Photoshop. Ele me parece que é mais indicado para um usuário comum ou pelos menos um que tenha algumas noções mais avançadas em tratamento de imagem por causa da sua facilidade de uso. Para a paulera no dia-a-dia de um profissional acho que ele ainda ficará devendo. Posso estar enganado, mas acho que isso só irá acontecer em alguma versão futura.

Os requisitos para rodar o Naked light são o Mac OS X 10.5 Leopard e placa de vídeo NVIDIA ou ATI. Mais informações podem ser vistas no blog do pessoal da Naked ou no próprio site da empresa.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Power Macintosh: o futuro

Próx. Post

iPhone firmware update 1.1.2 liberado pela Apple

Posts Relacionados