O melhor pedaço da Maçã.

O ‘Grande Irmão’ chega a São Paulo

SP cria sistema online para monitorar cidade

[…] Chamado de CCOI (Centro de Controle Integrado de emergências), o sistema desenvolvido pela prefeitura paulistana vai integrar numa única base de dados informações coletadas por câmeras de monitoramento de trânsito, sensores de chuva e dados coletados por funcionários da prefeitura em deslocamentos pela cidade. […]

Sim, meus caros, o Big Brother chega à paulicéia desvairada — note-se que não se trata, graças à Deus, ao infame programa da Rede Globo — e sua missão, ao que parece, é tentar prevenir catástrofes como enchentes e demais emergências de grande porte e, assim, mitigar os nefastos efeitos que tais incidentes produzem nesta cidade que já é caótica por si só.

Publicidade

Os 94 palmtops serão utilizados para monitorar o nível de água dos piscinões — estruturas criadas para reter a água das chuvas e prevenir enchentes em algumas regiões da cidade — registrar, em tempo real, as condições de áreas alagadas etc. Todas as informações, serão centralizadas e monitoradas pelo CCOI, o qual, com base nas mesmas, tomará as atitudes cabíveis.

Sinceramente, espero que essa iniciativa seja bem sucedida, embora entenda que a maior tragédia que essa cidade enfrenta todos os dias é o seu trânsito absolutamente insuportável. Para quem não mora por aqui ter uma idéia do absurdo quotidiano em que vivemos, ontem, para percorrer um trajeto de 14km, levei duas horas e quinze minutos.

Embora tenha citado Mário de Andrade acima, aconselho, à quem gostaria de entender o processo de transformação que São Paulo sofreu, de uma capital provinciana para uma metrópole de proporções dantescas, aconselho o livro Orfeu extático na metrópole, de Nicolau Sevcenko, meu ex-professor na PUC-SP, nos frementes anos do início da década de 90 do século passado. O BLOG.MACMAGAZINE, afinal, também é cultura! 😀

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Torne-se um Mestre Jedi com o Wii Light Sword

Próx. Post

Gerenciamento de projetos: você conhece essa profissão?

Posts Relacionados