O melhor pedaço da Maçã.

Tim Cook volta atrás, enaltece o Mac e afirma que não tem planos de mesclar o iPad com o MacBook

Se tem uma coisa que a Apple sempre deixou bem claro é que Mac é Mac e iPad é iPad. O que isso quer dizer? Que o Mac foi criado para a interação com mouse/teclado; já o iPad nasceu com a ideia de uma interação de toques na tela. São métodos completamente diferentes de se interagir com o produto, o que obviamente influencia não apenas no sistema operacional em si mas no ecossistema que envolve os dispositivos.

Publicidade

A ideia é: não espere sentar no seu escritório, ligar o seu iMac/MacBook e ficar com o braço estendido para que o seu dedo toque os ícones na tela dos computadores; da mesma forma, não espere colocar o seu iPad num stand, conectar um mouse/teclado nele e trabalhar “como se estivesse num MacBook”. São mundos distintos e, diferentemente da Microsoft (leia-se: Surface Pro e Surface Book), a Apple faz questão de diferenciá-los.

Numa entrevista para o Independent.ie, Tim Cook tratou de reforçar esta ideia.

Nós sentimos fortemente que os clientes não estão em busca de uma conversão entre Mac e iPad. Porque o que acabaria acontecendo, ou o que nós estamos preocupados que iria acontecer, é que nenhuma das experiências seria tão boa quanto o cliente quer. Por isso, queremos fazer o melhor tablet do mundo e o melhor Mac do mundo. E colocando os dois juntos nós não alcançaríamos nada disso. Você começaria a comprometer tudo de maneiras diferentes.

iPad Pro com o Smart Keyboard

Faz sentido. Ainda que a Apple tenha criado um teclado específico para o iPad Pro (o que sem dúvida aproxima a experiência do produto com a de um Mac), as distâncias ainda estão muito bem definidas. Não faz sentido, por exemplo, colocar um trackpad no Smart Keyboard como alguns estão falando por aí. Iria totalmente contra essa ideia da Apple.

Publicidade

Até por isso nos surpreendemos com a entrevista do CEO da Apple na semana passada, dizendo que o iPad substitui o PC para muita, muita gente — além de questionar por que alguém ainda compraria computadores pessoais hoje em dia, ignorando completamente o Mac.

De fato o iPad — até mesmo o iPhone — substitui o PC para algumas pessoas que fazem um uso básico/intermediário de um computador. Tarefas como navegar na internet, ler emails e outras coisas podem ser até bem mais prazeirosas num iPad do que num Mac. Mas isso de maneira alguma quer dizer que os PCs estão com os dias contados — basta olhar para os últimos trimestres fiscais da Apple e ver que, enquanto as vendas de Macs vêm crescendo (até mesmo batendo recordes), as de iPads vêm caindo.

Publicidade

Saindo pela tangente dessa entrevista para lá de controversa, Cook disse que falou aquilo se referindo a PCs com Windows, já que não considera Macs e computadores que rodam o sistema operacional da Microsoft de fábrica a mesma coisa.

Voltando ao tema central do artigo, Cook concorda que esses aparelhos estão cada vez mais poderosos e, consequentemente, aptos a “desenvolverem a mesma função”.

É verdade que a diferença entre o x86 [arquitetura dos processadores da Intel para PCs] e a série A [arquitetura de chips da Apple para iGadgets] é muito menor do que jamais foi. Dito isso, o que nós tentamos fazer é reconhecer que as pessoas usam ambos os dispositivos iOS e Mac. Então nós estamos pegando certas características e colocando de forma mais transparente entre os dispositivos. Com coisas como o Handoff, o que nós fizemos foi uma forma simples de [começar a] trabalhar em um dos nossos e continuar a trabalhar em outro.

O executivo também foi perguntado sobre o “Apple Car”. Mais uma vez ele fugiu do assunto, porém deixando claro que enxerga uma oportunidade ali.

Publicidade

Eu não tenho nada para falar sobre os nossos planos. Mas eu acho que há algumas mudanças significativas na indústria automotiva ao longo dos próximos vários anos, com a electrificação e a condução autónoma. E existe uma necessidade de um enfoque na interface do usuário. Então eu acho que há uma série de mudanças que acontecerão nesse mercado.

Para bons entendedores… 😛

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Nova Apple TV: unboxing em stop motion e dicas variadas

Próx. Post

Vídeo: grafiteiro compara iPad Pro com Wacom Cintiq 13HD

Posts Relacionados