O melhor pedaço da Maçã.

Como colocar o seu MacBook (Pro) para dormir rapidamente

Mac dormindoO post de hoje do Paul Stamatiou foi bastante esclarecedor para mim. Há tempos noto que o meu Mac demora um pouco para entrar completamente em sleep, e nunca entendia o porquê disso.

Publicidade

Uma vez fechei o MacBook Pro e o guardei tão rápido na mochila que a máquina reiniciou sozinha e eu não entendi nada; era o sistema de proteção do HD em funcionamento.

O que acontece é o seguinte: as máquinas mais novas da Apple possuem um sistema denominado safe-boot que impede que informações sejam perdidas mesmo que a bateria drene ou você tenha que trocá-la enquanto ele está dormindo.

Isso é possível porque o sistema registra as informações contidas na RAM direto no HD quando a máquina hiberna; o problema, pessoal, é que hoje em dia é muito comum termos computadores com 2GB ou mais de RAM, e o processo de copiar tantos dados pro HD não é tão rápido assim, pra essa quantidade de memória.

Publicidade

Se você for bastante cuidadoso e não se importar em perder dados importantes de sessões abertas caso algo aconteça enquanto a sua máquina está em sleep, é possível, via Terminal, voltar ao antigo modo, que possibilita uma hibernação (bem) mais rápida. Segundo testes do Paul, colocar o seu MacBook Pro (que possui 4GB de RAM) para dormir leva de 5 a 10 segundos no modo sem proteção e cerca de 1 minuto com ela ligada — que é o padrão:

  1. Abra o Terminal, em /Applications/Utilities/.
  2. Agora, vamos colocar o Mac em modo de sleep 0. Originalmente, ele está em modo 3.
  3. Digite sudo pmset -a hibernatemode 0 e pressione Enter.
  4. Digite a sua senha de administrador, quando requisitado.

Que tal? 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

E o campeão das buscas no Yahoo! é… [atualizado]

Próx. Post

Calendário Tipográfico

Posts Relacionados