Como limpar o Lixo (Trash) do Mac OS X

Trash— Pô, mas é tão difícil assim? Achei que era só clicar com o botão direito do mouse no ícone do Lixo e mandar limpá-lo!

Calma, jovem Padawan. Se você nunca recebeu uma mensagem de erro ao tentar limpar o Lixo no Mac OS X, levante as mãos para o céu e guarde o link deste artigo. Um dia ele pode ser útil.

Em vias de esclarecimento, é bom que todos saibam que o Mac OS X trabalha com pastas invisíveis do Lixo por usuário e por volume. Isso significa que cada usuário da máquina pode ter arquivos distintos no Lixo, assim como cada volume externo que você conecte ao Mac — seja HD, iPod ou pendrive.

Uma das mensagens de erro mais comuns de usuários com problemas ao limpar o Lixo é algo do tipo: “The operation could not be completed because the item XYZ is locked.” O sistema diz que o arquivo está bloqueado (e seu ícone aparece com um cadeado) e você nada pode fazer. A primeira tentativa? Clique em “Empty Trash” com Option pressionada. Funciona em boa parte dos casos.

Se não funcionar e o arquivo estiver bloqueado, tente desbloqueá-lo manualmente. Clique no arquivo e abra a janela Get Info (Command + I). Então, desmarque a opção “Locked”:

Locked no Get Info

O Mac OS X pode não se dar bem, também, com caracteres especiais no nome dos volumes através dos quais você está tentando apagar arquivos, ou no próprio nome dos arquivos. Atente para a presença de pontos, caracter de marca registrada, barras ou qualquer coisa que fuja ao padrão de nomeação de arquivos, qualquer caracter ASCII especial. Renomeie o volume ou arquivo e tente limpar o Lixo novamente.

Espero que isso resolva os problemas da maioria de vocês. 😉

Posts relacionados

Comentários