O melhor pedaço da Maçã.

Apple e seus clones

Uma coisa ninguém pode negar. Quer goste ou não dos produtos Apple, é fato que eles são referência de qualidade e design, tanto para pessoas quanto para empresas. E essa referência não se resume aos produtos. Sony e Microsoft chegaram ao ponto de copiar até mesmo fotos publicitárias dos produtos Apple.

Publicidade

Mas voltando aos produtos, todos nós sabemos que a cada lançamento da Apple, uma enxurrada de clones aparecem por aí tentando se aproveitar do sucesso deles. Aconteceu com o Mac mini, com o iPod nano, com o iPhone e por último, com o iPod touch. Resumindo, isso acontecerá com qualquer outro produto lançado pela Apple. Por quê? Mais uma vez, porque a Apple é uma empresa referência. As empresas mais descaradas e sem reputação acabam fazendo clones para tentar ganhar em cima da aparência e do preço baixo.

As empresas mais sérias, com mais tradição, não necessariamente copiam o produto em si, mas o conceito do produto. O iMac por exemplo, se não me falha a memória, foi o primeiro computador all-in-one do mercado. Essa idéia de computador all-in-one, é claro, foi copiada por outras empresas.

Publicidade

Essa semana, andando pelo shopping Rio Sul, pude ver alguns clones de iPods. Com a câmera do meu W600i, pude tirar algumas fotos desses produtos. Confira abaixo:

Clone iPod nano

Clone iPod shuffle

Publicidade

Clone iPod shuffle

Obviamente, esses produtos possuem um preço muito mais baixo do que os produtos Apple, e também são conhecidos por serem produtos de baixa qualidade.

Se esses produtos existem aqui no Brasil, podem ter certeza que eles existem em outros países como Estados Unidos, China, países da Europa e Ásia. Pelo que parece, a Apple não faz muita coisa para retirar esses produtos do mercado.

O que vocês acham disso? Esses produtos clones interferem nas vendas dos produtos Apple? Se eles não existissem, as pessoas que compram eles passariam a comprar o produto da Apple? Será que valeria a pena para a Apple, gastar um dinheiro para tentar retirar esses produtos do mercado?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

FireWire ganhará nova versão de 3.2Gbps

Próx. Post

Partfoundry lança módulo funcional de GPS para o iPhone

Posts Relacionados