Site Apple Brasil

Sites AppleCom o sucesso dos iPods e do iPhone a Apple definitivamente ganhou visibilidade e vem, ao poucos, conquistando novos usuários para a plataforma Mac, inclusive em nosso país — e o tal do “efeito halo“.

Quando eu estou interessado em um produto qualquer, a primeira coisa que eu faço é entrar no site da empresa ou do produto para buscar mais informações sobre o mesmo. E é exatamente nesse ponto que eu quero chegar.

Provavelmente, com o interesse pela plataforma Mac e pelos produtos da Apple aumentando, o site da Apple Brasil deve estar refletindo esse interesse. Os cliques devem estar aumentando!

De uns tempos pra cá, parece que a Apple Brasil melhorou um pouco a questão da atualização do site.

Uma grande mudança por exemplo aconteceu no link Onde Comprar, que agora mostra, de cara, uma tabela com as grandes redes que fornecem suporte e venda de produtos da Apple. Algumas revendas e assistência não ficaram satisfeitas com essa mudança, pois agora, para encontrar essas revendas menores, somente com uma busca mais detalhada. Mas isso é outra história.

Outra coisa que podemos ver com muito bons olhos são as páginas de downloads e de suporte, que agora possuem seus conteúdos em português — estou falando do português brasileiro mesmo, e não do português de Portugal!

Uma pequena mudança — mas muito funcional — foi implementada na barra lateral direita da página dos Macs. Como vocês podem reparar, todos os links que apontam para o site americano da Apple possuem uma identificação, dizendo que o texto está em inglês. A Apple Brasil deveria adotar esse padrão para tudo no site que fosse direcionado para as páginas do site americano — abaixo você vai ler mais sobre isso.

Mas essas mudanças não representam de maneira alguma que a coisa esteja ótima, perfeita. Pelo contrário. Tem muita coisa que ainda precisa ser alterada no site da Apple Brasil para que todas as informações que os usuários necessitem, estejam ali. E mais importante, para não precisarmos entrar no site americano da Apple para obter informações de seus produtos.

Na minha opinião, isso é de fundamental importância para a Apple Brasil conquistar novos usuários, pois muitos deles não sabem falar inglês, e desejam buscar informações sobre a Apple pelo site brasileiro.

Abaixo vou listar alguns erros encontrados no site da Apple Brasil:

  • O novo campo de busca do site, por exemplo, não faz busca em português, somente em inglês.
  • Diversas páginas do site, como por exemplo os links do rodapé: Mapa do Site, Feeds RSS, Meio Ambiente, Oportunidades, Contato, Condições de Uso e Política de Privacidade apontam diretamente para o site americano. Navegando pelo site é possível encontrar outros tantos com o mesmo problema. Isso é horrível, pois o usuário está lendo um texto em português, quando de repente, é levado para um texto em inglês.
  • Algumas páginas, além de misturar espanhol e português, possuem links direcionados para páginas em espanhol. Entre na página de tecnologia do Mac OS X e experimente clicar em Multinúcleos.
  • Muitas páginas internas do site da Apple Brasil não foram traduzidas, como por exemplo a página específica que fala do Keynote. Veja bem, esse é um problema diferente do direcionamento para o site americano. Aqui, a página está dentro do site da Apple Brasil — note que o endereço que possui apple.com/br. Se você clicar no link Novidades do Keynote ’08 vai reparar que ele foi traduzido. Ou seja, é falta de atenção mesmo! Ou preguiça!
  • A página de notícias da Apple Brasil está cheia de erros, além de estar com o layout desatualizado.
  • Se você deseja receber notícias (email com notícias da Apple) o que você faz? Entra na página de notícias da Apple (aquela com erros), clica em eNews e se cadastra. O problema é que a página do eNews da Apple Brasil também está com erros. Ela mistura português, espanhol e inglês, deixando o usuário confuso, sem saber em que língua ele receberá a notícia.
  • A lista de preços dos produtos Apple está desatualizada, além de estar escondida no site — só consegui encontrar dentro dá página iPod + iTunes. Provavelmente ela foi retirada do link Onde Comprar pois agora vários produtos Apple estão sendo negociados diretamente com a Apple (EUA), sem passar pela Apple Brasil – caso das lojas Extra do Grupo Pão de Açúcar por exemplo. Mas a tabela não deixa de ser uma boa fonte de informação para os usuários;

Sugiro fazermos desse artigo, um depósito de erros do site da Apple Brasil. Assim, quando acumularmos vários erros, enviamos esse documento com todos eles para a Apple. O que acham?

Posts relacionados

Comentários