O melhor pedaço da Maçã.

Indústria digital da música avança e ameaça ainda mais o varejo tradicional de CDs e DVDs

Indústria da música aposta em álbuns digitais multimídia em 2008

iTunesHá diversos motivos para que as pessoas continuem comprando mais CDs do que álbuns digitais de música. […] Os arquivos de música digital não oferecem o mesmo volume de conteúdo que um CD proporciona. Não incluem notas, ilustrações de capa e internas ou letras das canções. […] Em 2008, a Apple vai tentar melhorar seu relacionamento com as gravadoras parceiras pela oferta de um pouco mais de conteúdo em cada download, como letras e versões interativas da arte de um disco. […] E existem também iniciativas adicionais no front dos celulares. Todas as grandes gravadoras estão trabalhando com fabricantes de aparelhos no conceito de “álbum móvel”, um pacote digital que inclui além da música, ringtone, wallpaper e outros recursos por um único preço.

Dando procedência à discussão proposta pelo Nando sobre a revolução que o MP3 trouxe para o mundo musical, o artigo da Reuters cai como uma luva. As poucas pessoas que conheço hoje em dia que ainda fazem questão de comprar CDs o fazem justamente por valorizarem não só a qualidade de gravação e garantia de obterem o pacote completo e sem problemas, mas os extras, as capas, as letras, fotos…

Publicidade

A indústria da música e do varejo digital dará um grande salto quando passar a suprir essa necessidade. A Apple já tomou algumas iniciativas relacionadas, como quando disponibilizou boxes completos com discografias de bandas — a primeira, se não me engano, foi do U2 —, booklets (livretos digitais) especiais, vídeos extras, faixas exclusivas… isso sim agrega valor, isso a diferencia muito mais dos sites de troca de música via P2P (ilegalmente) e equipara o seu serviço prestado aos das lojas físicas de venda de CDs e DVDs.

Quando este modelo se consolidar, a migração para o modelo digital será inevitável. Ninguém nega que o conforto proporcionado em navegar por uma loja virtual e comprar álbuns completos com dois cliques — sendo que alguns minutos depois eles já estão disponíveis para você ouvir no seu computador, iPod ou até mesmo em um CD comum —, álbuns inclusive que acabaram de ser lançados e não contam com problemas de falta de estoque e brigas em filas imensas. E você nem precisa ir atrás do que procura diariamente; no segundo em que o álbum que procura for colocado na rede, você é avisado no seu email.

Ah, e claro, antes de tudo o serviço precisa estar disponível. Cadê a iTunes Store Brazil, Mr. Jobs?!

[Dica do Vinicius Patente, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Base do iMac como docking station para MacBook

Próx. Post

Dell lança monitor transparente

Posts Relacionados