Apple se “inspirando” em design da Braun?! [atualizado]

Todo mundo sabe que o design da Apple é muito bom e já foi várias vezes premiado. E que o responsável por todo design feito dentro da Apple é Jonathan Ive, o vice-presidente sênior de Design Industrial da Apple.

O mais curioso foi que o Diogo Werner descobriu e o pessoal do Gizmodo confirmou similaridades entre vários produtos da Apple e os da Braun feitos pelo designer Dieter Rams, lá nos idos de 1960.

Design Apple x Braun

Cliquem na imagem para ampliar

Uma outra comparação que o pessoal da Wired fez foi entre a calculadora do iPhone e uma das calculadoras da Braun, como pode ser vista abaixo:

iPhone x Braun

O que vocês acham: foi uma cópia descarada ou a apenas um referência de estilo? Por mais que eu goste do design da Apple, eu tenho minhas dúvidas…

Só para piorar um pouquinho, vejam os dez princípios de um bom design segundo o Dieter Rams:

  1. Good design is innovative.
  2. Good design makes a product useful.
  3. Good design is aesthetic.
  4. Good design helps us to understand a product.
  5. Good design is unobtrusive.
  6. Good design is honest.
  7. Good design is durable.
  8. Good design is consequent to the last detail.
  9. Good design is concerned with the environment.
  10. Good design is as little design as possible.

E aí? Conseguiram chegar a alguma conclusão? Será que mais algum produto da Braun servirá de “inspiração” para algum lançamento amanhã?

Atualização (15/01/08 às 09:25): O nosso leitor RicardoBrusd nos informou que a Apple teve uma calculadora em parceria com a Braun, a Braun Calculator #0427:

Braun Calculator

Sendo assim, a calculadora do iPhone seria realmente uma homenagem à da Braun. Mas e os outros produtos? Entram nessa homenagem também? 🙂

Posts relacionados

Comentários