Undercover: recupere o seu laptop roubado

Em 2004, 600 mil laptops foram roubados só nos Estados Unidos. Segundo relatório do FBI, apenas 3% deles são recuperados. É aí que entra o Undercover, software que promete ajudar a recuperação de laptops roubados, criado especialmente para o Mac OS X.

Undercover

Quando ativado, o programa envia para o dono todas as informações de rede do laptop roubado: IP interno, externo e roteador, facilitando o processo de rastreamento da máquina pelo provedor de acesso e a polícia.

Ao mesmo tempo, screen-shots do Mac roubado são enviadas periodicamente, o que em determinado momento pode revelar a identidade do ladrão — quando estiver escrevendo um email, por exemplo. Mais que isso, se o Mac tiver iSight embutida (todos os mais atuais têm), a cada 6 minutos uma foto é tirada e enviada sem que o ladrão veja.

Se essas informações ainda não forem suficientes, o Undercover simulará um problema de hardware no Mac, escurecendo a tela gradualmente e, quem sabe, fazendo com que o ladrão decida vendê-lo ou até mesmo levá-lo à um centro autorizado da Apple. Como a máquina está sendo monitorada, é fácil e rápido identificar a sua entrada numa assistência.

Caso isso aconteça, uma mensagem aparecerá em tela-cheia alertando o revendedor (ou alguém que comprou o Mac do ladrão) que a máquina foi roubada, se tornou inutilizável e que precisa ser devolvida o quanto antes. As informações de contato da Orbicule (fabricante do produto) aparecerão junto com uma promessa de recompensa.

Uma licença do Undercover custa US$49, certamente bem menos do que seria necessário gastar caso seu laptop fosse roubado sem qualquer solução como esta.

[Dica do André Sugai, obrigado!]

Posts relacionados

Comentários