O melhor pedaço da Maçã.

VoLTE, roaming… as opções de dados celulares do iPhone

Para você nunca mais se confundir
Sinal 4G em iPhone com ícone do MacMagazine (close-up)

Mexer com opções de dados celulares é uma coisa que a maioria dos usuários — seja no iPhone ou em qualquer outro modelo de dispositivo móvel — não costuma fazer. Afinal de contas, para que juntar mais uma preocupação ao monitoramento constante que fazemos dos nossos dados para não exceder a nossa franquia?

Publicidade

Bom, a lógica real não é bem essa. Se você entender bem com o que está lidando, pode, inclusive, diminuir o seu uso de dados e preocupar-se menos com a sua franquia — além de proporcionar outros benefícios, como ligações telefônicas de maior qualidade.

E é exatamente para isso que estamos aqui: explicar exatamente o que significa cada opção de dados celulares do iPhone, para que você faça seus ajustes de cada uma delas da forma mais apropriada ao seu uso. Portanto, vamos em Ajustes » Celular » Opções de Dados Celulares e dar uma olhada em tudo o que o iOS nos oferece.

Roaming de Dados

A primeira opção que você verá na tela a seguir é a de Roaming de Dados — e esta, acredito eu, não tem muito mistério.

Publicidade

O roaming é uma forma de ativar sua linha de celular fora da rede da sua operadora, quando não há cobertura da sua própria rede. Isso pode ser feito tanto em território nacional (em áreas onde a sua operadora não chega) quanto em outros países (onde sua operadora “transferirá” sua conexão a alguma prestadora parceira do local).

Roaming de dados no iOS

É aí que você deve se atentar: geralmente, o roaming nacional não é cobrado. O roaming internacional, por outro lado, é cobrado e cobrado *caro* — se você se esquecer de desativar essa opção ao pisar em um outro país, é quase certo que terá uma surpresa desagradável na sua conta de celular no fim do mês (a não ser que seu plano ofereça benefícios específicos para esse tipo de conexão, claro).

Para internet móvel em outros países, a melhor opção muitas vezes é adquirir um cartão SIM pré-pago local ou um serviço internacional, como o da KnowRoaming, ou aderir aos planos internacionais que a Claro e a Vivo oferecem (que são bem vantajosos para quem viaja com uma certa frequência).

VoLTE

Tocando na opção “Voz e Dados”, logo abaixo, você verá a opção de ligar ou desligar um tal de VoLTE. Mas o que é isso, afinal de contas?

Publicidade

Muito simples: o VoLTE (Voice over LTE) é uma tecnologia a qual permite que as ligações telefônicas sejam transmitidas via LTE (4G) em vez das redes normais de voz. Como as redes 4G têm largura de banda muito maior do que essas redes mais antigas, as chamadas tornam-se muito mais cristalinas e de melhor qualidade.

VoLTE no iOS

No Brasil, o VoLTE costuma funcionar na faixa dos 700MHz e é suportado pelas três principais operadoras do país: TIM, Vivo e Claro — a Oi não oferece suporte à tecnologia porque não tem 4G na frequência de 700MHz. O serviço não incorre em quaisquer taxas extras, mas não tem cobertura nacional: a Vivo, por exemplo, oferece suporte ao VoLTE somente em 377 cidades, enquanto a TIM lidera na categoria e já disponibiliza o serviço em 3.488 cidades (segundo dados do Minha Operadora).

Publicidade

Portanto, não custa deixar a opção do VoLTE ativada no seu iPhone. Caso você esteja numa área sem cobertura, o máximo que acontecerá é o aparelho reverter a chamada para uma rede 3G/2G — e, caso você dê a sorte de estar dentro da cobertura, poderá desfrutar, gratuita e silenciosamente, de chamadas de alta qualidade.

Ligações Wi-Fi

Essa configuração não está dentro da tela “Opções de Dados Celulares” (ela aparecerá na tela anterior, “Celular”), mas vale a pena tratar dela aqui também. As Ligações Wi-Fi são, digamos assim, “primas” do VoLTE — a diferença é que, aqui, suas chamadas telefônicas serão transmitidas via Wi-Fi, e não 4G. Esse artigo explica melhor a coisa toda.

Assim como o VoLTE, o serviço de Ligações Wi-Fi é oferecido pela Vivo, pela Claro e pela TIM — além da operadora Porto Seguro. Vale notar que não estamos falando, aqui, de uma chamada VoIP (como a de um Skype, por exemplo): suas ligações continuarão sendo contabilizadas normalmente pelo seu plano e contarão para a sua franquia de minutos, caso haja. Entretanto, caso a chamada Wi-Fi seja feita para outra cidade, ela será tarifada como uma chamada local.

Modo de Economia de Dados

Por fim, a configuração final na tela de “Opções de Dados Celulares” é ativar (ou não) o Modo de Economia de Dados.

Já falamos extensamente sobre o recurso nesse artigo, mas basicamente ele aplica uma série de ajustes inteligentes no seu iPhone para reduzir o seu uso de dados móveis — como deixar de baixar atualizações de arquivos automaticamente ou instruir aplicativos (como o Apple Music, o FaceTime e a App Store) a adotar comportamentos mais “responsáveis” nesse sentido.

Economia de dados no iOS 13

Como comentamos naquele post, só vale a pena manter o Modo de Economia de Dados ativo se você tiver uma franquia de internet móvel muito exígua ou esteja com seus dados móveis acabando antes do fim do mês — afinal de contas, mesmo que o recurso seja relativamente inteligente, ele acabará afetando um pouco a eficiência e alguns recursos do iOS.


E com isso, encerramos nossos guias de hoje — se você tem alguma dúvida, alguma sugestão ou algo a adicionar sobre o tema aqui tratado, não deixe de se pronunciar nos comentários logo abaixo. 😊

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Acompanhe a gravação do nosso podcast #400, ao vivo!

Próx. Post

Apple TV+: “Cherry”, com Tom Holland, ganha data de estreia e imagens oficiais

Posts Relacionados