O melhor pedaço da Maçã.

O nome continua o mesmo, mas o símbolo…

Ou a “Evolução do Símbolo, versão Off-Topic — Capítulo 4: Ford”

Publicidade

Ford 1903A Ford Motor Company foi fundada em 1903 por Henry Ford. Na época, a Ford se tornou um sinônimo de alta tecnologia, eficiência, acessibilidade e empreendedorismo, graças ao clássico Ford Modelo T e a agilidade em sua produção. Um centenário após o furor de vendas do veículo, é uma das maiores e mais tradicionais empresas automobilísticas do mundo. Seu logotipo, como não poderia deixar de ser, reflete todas as qualidades agregadas à empresa, variando levemente sua estrutura para estar sempre de acordo com as tendências do período.

Sua inspiração inicial foi o movimento artístico decorrente na época, o Art Nouveau, com as mais modernas tendências em artes e design da época – e estava diretamente relacionada à tecnologia e o uso de materiais como o ferro e o vidro em aplicações inéditas na época. Os gráficos são rebuscados, com muitas curvas, caracteres trabalhados e ornamentação, exatamente como o primeiro logo da companhia, ali em cima, de 1903.

Publicidade

Ford 1912Em 1909, o símbolo passou por uma limpeza que removeu todos os adornos ao fundo e deixou apenas o nome da empresa, com tipografia renovada — um rascunho do que ela viria a ser futuramente. Já seguindo os princípios básicos para um logotipo funcional, há apenas o nome Ford, com adoção de uma fonte cursiva e clássica. Este foi trocado novamente em 1912, com tipografia mais finalizada e a volta do fundo… que parece um pouco prepotente, dada a forma do pássaro e ao slogan The Universal Car.

O símbolo ganhou a elipse ainda em 1912, sendo esta a última mudança drástica na estrutura do símbolo. A cor azul tradicional foi adotada em 1928, e desde então, o logotipo sofreu poucas alterações em sua forma se relacionarmos com o atual, sendo as mais redundantes o achatamento e prolongamento da elipse que envolve o nome da empresa e uma tipografia mais delicada. 
Em 1976, o símbolo apareceu com um ar metalizado e mais moderno. 


Ford 1912

Publicidade

Em comemoração ao centenário da empresa, o símbolo ganhou linhas mais nítidas e sombras para destacar as linhas e dar mais profundidade ao nome Ford. Também começa a seguir a tendência atual de símbolos mais limpos. O novo modelo é chamado de Centennial Blue Oval.

Ford Centennial

A fonte e o padrão estético utilizado na concepção do logo da Ford reforçam os conceitos e qualidades da empresa. A fonte cursiva, serifada e inclinada remete ao clássico, ao tradicional e à elegância, conceitos bem aceitos pelo público alvo.

Publicidade

Com as modificações ao longo de sua história, ele mantém todas essas características mas é sempre apresentado de forma moderna. A elipse que compõe o logotipo juntamente com a tipografia nos lembra um brasão, que mais uma vez nos remete ao clássico e à elegância, mas também a força e tradição.

Você pode conferir as mudanças em outros símbolos de empresas automobilísticas no Neatorama.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tatuagens de fãs da Apple

Próx. Post

A nova invenção de Dean Kamen

Posts Relacionados