O melhor pedaço da Maçã.

Acer assume segundo lugar no mercado de notebooks; HP lidera [atualizado]

Acer FerrariUma pesquisa feita pela DisplaySearch revelou que o mercado de notebooks em plataforma PC, no último trimestre de 2007, cresceu 14%. Sendo que no período de um ano, desde o mesmo trimestre no ano anterior, as vendas aumentaram em 41%.

Publicidade

A HP continua sendo a marca líder em vendas de notebooks, pelo sexto trimestre consecutivo, com mais de 2 milhões de unidades vendidas que a Dell, atual terceira colocada. Em termos de mercado, a Hewlett-Packard é a marca de aproximadamente 20% dos computadores portáteis.

Já a Acer assumiu a segunda posição depois da aquisição de duas empresas que fizeram história na informática, a Gateway — forte nas vendas de notebooks nos Estados Unidos, há uns anos atrás — e a Packard Bell. Na classificação, ainda temos a Toshiba em quarto.

A DisplaySearch ainda fez uma análise sobre a migração dos usuários, cada vez mais deixando de comprar computadores de mesa, para apostarem nos de fácil transporte. Os resultados, segundo a empresa, mostram como empresas que sempre tiveram sucesso no mercado estão se adaptando de forma positiva a essa mudança de pensamento dos clientes.

Publicidade

Sobre qual tamanho de notebook é o mais procurado por quem vai comprar um novo computador, ganham os modelos que têm 15,4 polegadas, com resolução de 1280×800, que dominaram mais de 50% dos portáteis vendidos no trimestre em questão. Em segundo lugar, estão os notebooks de 14,1 polegadas, na mesma resolução que os de 15,4 aqui citados: apenas 23% do market-share.

Seria interessante uma análise desses números com a Apple no meio, só para comparar. A maçã ficaria para trás, provavelmente, mas poderia-se ter uma idéia de mercado nesse caso, com uma pesquisa que não seja a típica mostrada por Steve Jobs em suas apresentações!

Publicidade

Atualização (07/03/08, às 11:58): Na tabela comparativa há sim os dados da Apple, em nono lugar no mercado de notebooks, mesmo com o aumento de 38% nas vendas desse tipo de computador.

[Dica do Ricardo Tannus.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Quadro comparativo: SDK do iPhone

Próx. Post

Onde comprar iPods mais baratos?

Posts Relacionados