Guia MacMagazine para iPod touch (parte 4): teclado, firmware e jailbreak

Este é o quarto e último artigo da nossa série sobre o iPod touch. Se você perdeu, o primeiro foi sobre conexão e registro do aparelho, o segundo sobre sincronismo e desconexão e o terceiro sobre Wi-Fi e Safari.

Usando o Teclado

iPod touchNada de pânico: ele funciona! E muito bem! Nada que um pouco de prática não resolva, não é?! Além disso, depois de ter o seu iPod em mãos, garanto que você não vai querer parar de fuçar as funcionalidades dele. Pegar o jeito do teclado, então, será um pulo. Porém, mesmo com velocidade na digitação, você não vai saber fazer algumas coisas nele, a menos que te digam como ou você tenha sorte. Verdade! Levei quase dois meses pra saber quão simples é acionar o CAPS LOCK!

Um dos primeiros programas que, assim que você tiver o iPod em mãos, vai poder utilizar livremente e digitar, é a sua agenda de contatos que, diga-se de passagem, é poderosa! Você inclui absolutamente tudo que se pode saber sobre a pessoa, desde dados de contato, claro, a notas onde você poderá adicionar um lembrete etc. Então, dedos ao teclado!

Antes de você começar a usá-lo, vá em Settings/Especificações » General/Geral » Keyboards/Teclado e ative o teclado Português, para que seja possível adicionar acentuação brasileira. Feito isso, basta começar a digitar. Mas é aí que você vai ter uma certa dificuldade: como adicionar os acentos? Não adianta procurar nos símbolos que eles não estarão lá. Nem apertando Shift + letra você vai conseguir. É mais simples que isso: basta segurar a letra a ser acentuada, até que apareçam as formas de acentuação permitidas para aquela letra. E para usar o a com ~, por exemplo, segure o a até que os acentos apareçam, não solte o dedo da tela e percorra até a letra acentuada da forma como deseja, e solte! Pronto, você já pode escrever português com seus acentos!

Quer passar para a linha seguinte, mas, não encontra o Enter? Pressione voltar, logo abaixo do símbolo (x), que funciona como corretor.

Agora, algo que eu levei muito, mas, muito tempo pra descobrir: CAPS LOCK. Mais simples, só se você usasse o poder da mente: toque duas vezes no Shift, que ele ficará azul, pronto pra escrever em MAIÚSCULAS. Para acessar os símbolos e os números, pressione ABC, no canto inferior esquerdo. Uma vez nesse teclado, caso não apareça nessa etapa o símbolo procurado, pressione #+= para ser levado a um terceiro teclado com mais símbolos.

Firmware e JailBreak

ZiPhoneFalando em firmware, esse tema nos leva a um outro questionamento, bastante pertinente aos usuários do touch: como fazer o jailbreak (permitir que sejam instalados outros programas)? Existem diversas formas, já apontadas aqui no BLOG, como o serviço de destravamento automático do JailBreakMe e outras opções mais complicadas.

Porém, hoje em dia contamos com soluções gratuitas, fáceis e rápidas como o ZiPhone, já comentado por aqui. Sua última versão, a 2.5, já é inclusive compatível com a firmware 1.1.4 dos iPods touch. O processo é realizado em apenas alguns minutos, via uma interface bem simples no próprio Mac OS X — ou Windows, se preferir.

Caso você ainda tenha dúvidas, pode escrever um comentário para a gente te ajudar, ou ainda pode dar uma olhadinha no manual do iPod touch em português (direto do site da Apple).

Confira todos os artigos desta série:

Posts relacionados

Comentários