Como atualizar para 1.1.4, desbloquear e configurar iPhones para funcionar no Brasil [atualizado 2x]

iPhone Unlock - Desbloqueio com cadeado

iPhone UnlockMuitas pessoas ainda evitam atualizar a firmware de seus celulares para a última versão com medo de não existir desbloqueio ou de estragar de vez seu aparelho, mas a situação mudou! O método atualmente mais utilizado – o ZiPhone – faz todo o trabalho sujo gratuitamente via software, não precisando abrir, soldar, nem comprar dispositivos como TurboSIM, StealthSim e outros. Ele funciona em todos os aparelhos, independente da versão que vieram de fábrica, precisando apenas atualizá-los, de preferência para a versão 1.1.4, instalar o programa e apertar um botão!

E, ao final da atualização e desbloqueio do seu iPhone, você pode ainda traduzi-lo para o português, configurar os formatos de número, data e hora, para isso, é aconselhável ter uma conexão Wi-Fi ativa com acesso à internet.

Para ajudar os leitores e interessados no assunto, vamos fazer um passo-a-passo completo para quem acabou de ganhar ou comprar um iPhone, ou para você que deseja ter a última versão da firmware em seu aparelho!

Considerações iniciais:

  • Como o próprio título sugere, esse método é para atualizar e desbloquear aparelhos com firmware 1.1.4, caso exista uma versão mais recente, não siga estes passos e informe-se sobre o desbloqueio para a versão correspondente!
  • Troque o chip original do seu aparelho pelo chip de sua operadora, se ainda não o fez!
Como trocar o chip no iPhone

Trocando o chip no iPhone
Informações do Zibri sobre o ZiPhone

Informações sobre o ZiPhone
  • É necessário estar familiarizado com o aparelho, com o iTunes e saber conectar à uma rede Wi-Fi, é claro.
  • Se você vai atualizar o seu aparelho, saiba que todos os seus aplicativos (jogos e demais programas de terceiros) serão perdidos mas você poderá instalar novamente após o processo, se tiverem versões compatíveis com a firmware 1.1.4!
  • O Zibri recomenda restaurar o aparelho para a versão 1.1.4, ou seja, faça becape dos contatos, músicas, vídeos, fotos, podcasts, calendário etc. para depois não reclamar que perdeu tudo!
  • Informações do site do criador: se utilizado da maneira correta, o método é 100% seguro, sem conhecimento de nenhum aparelho que tenha sido danificado utilizando o ZiPhone.

Vamos lá!

1° Passo: restaurar e atualizar o aparelho para a versão 1.1.4

Se você adquiriu seu aparelho e ele já possui essa versão, pule para o próximo passo.

  1. Com o iPhone conectado ao computador e o iTunes aberto clique sobre o botão RESTORE.
  2. Se o iTunes lhe mostrar uma mensagem avisando que existe uma nova versão de software (lembre-se: 1.1.4) e perguntando se você deseja restaurar e atualizar para essa nova versão, aceite! Essa é a parte mais demorada de todo o processo, pois o iTunes precisará baixar o arquivo da firmware (aproximadamente 162MB) para sua máquina. Ao concluir o download, o processo iniciará automaticamente. Aguarde!
  3. Ao término do restore seu aparelho estará bloqueado, com a nova firmware e configurações de fábrica.
Restoring iPhone Firmware

Mensagem do iTunes

2° Passo: desbloquear

  1. Acesse o endereço http://download.ziphone.org/, baixe a versão do ZiPhone correspondente ao seu sistema operacional e instale em seu computador.
  2. Com o aparelho ainda conectado ao computador, feche o iTunes.
  3. Para usuários de Windows, encerre o processo chamado iTunes Helper. Para isso, abra o Gerenciador de Tarefas e finalize o processo iTunesHelper.exe.
Finalizando o processo iTunesHelper.exe

Gerenciador de Tarefas do Windows
  1. Abra o programa ZiPhone — que você acabou de baixar — e clique sobre o botão Do it all!. Com essa ação, o programa irá fazer o jailbreak, ativar e desbloquear seu iPhone. Aguarde um pouco, demora uns 5 minutos no máximo.
  2. Assim que terminarem as alterações, você terá seu aparelho desbloqueado e pronto para usar novamente, precisando apenas instalar mais algumas coisas para que ele fique traduzido e no formato brasileiro!
iPhone desbloqueado e pronto para usar

iPhone com a nova firmware

3° Passo: traduzir para português e adicionar o formato brasileiro

  1. Com seu aparelho desbloqueado, conecte-o a uma rede Wi-Fi ativa e acesse o Installer. Se alguma mensagem pedindo para atualizá-lo aparecer, atualize-o!
  2. Adicione os endereços http://iphonemod.com.br/i e http://repo.ispazio.net nos seus Sources.
  3. Vá em Install » System e instale o BSD Subsystem, seguindo as instruções na tela.
  4. Ainda no Installer, vá em Utilities e instale o BossTool — ele serve para você realocar algumas coisas e, com isso, ganhar mais espaço para instalar o que quiser. A instalação dele é aconselhável, mas não é obrigatória!
  5. Optando por instalar o BossTool, acesse-o, entre na função Free Disk Space, clique nas opções e confirme (DO IT!), faça seguindo a ordem apresentada!
  6. Procure agora pela pasta iPhoneModBrasil e instale o iBrasil 1.1.2/3/4.
  7. Procure pela pasta Tweaks (1.1.4) e instale o 1.1.4 compatibility patch. Esse patch é necessário, já que não existe o brPhone para a versão 1.1.4. Com ele, é possível instalar o brPhone 1.1.3 sem problemas: para isso, volte na pasta iPhoneModBrasil e instale-o!
  8. Pra finalizar, desinstale o patch, reinicie seu aparelho e pronto! 😀

Considerações finais:

  • Para os usuários de PCs, caso recebam a mensagem The application failed to initialize properly (0xc0000135) ao tentar instalar o ZiPhone, vocês precisarão instalar o .NET Framework 2.0.
  • Após o desbloqueio, quando o iTunes reconhecer seu iPhone pela primeira vez, não utilize a opção de restaurar do backup, continue como “novo iPhone…”

Ressalto que, apesar de seguro, o processo não é à prova de erros e tanto eu quanto o BLOG.MACMAGAZINE não nos responsabilizamos por eventuais problemas. Realize o processo por sua conta e risco!

[Colaboração do leitor Ettore Basile – EBunlocker, muito obrigado!]

Atualização (11/04/2008 às 13:30): algumas pessoas reportaram não terem encontrado o patch na pasta Tweaks (1.1.4) após adicionarem o endereço sugerido no tutorial. Nesses casos, acrescente o endereço: http://iappcat.com/r/6170, e procure-o na pasta +Duty+.
[Dica do leitor Rafael, valeu!]

Atualização (29/04/2008 às 12:35): algumas pessoas continuam reportando não terem encontrado o patch na pasta Tweaks (1.1.4) após adicionarem o endereço sugerido no tutorial. Aqui vai mais uma dica, acrescente o endereço: http://iappcat.com/r/10201, e procure-o na pasta CHALEGA.
[Dica do leitor Marcelo Teixeira, muito obrigado!]

Abrimos um tópico em nosso FÓRUM para tirar dúvidas sobre esse assunto. Clique aqui para visitá-lo!

Posts relacionados

Comentários