O melhor pedaço da Maçã.

Fnac inaugura primeiro Apple Shop do Brasil [atualizado]

Como você já sabe, a Fnac inaugurou hoje o primeiro Apple Shop do Brasil, no BarraShopping. Confesso que ao chegar na loja, fiquei um pouco decepcionado com seu tamanho (achei que fosse maior).

Publicidade

Chega de papo furado. Vamos ao que interessa. Hora de conhecer a mais nova loja da Apple no Rio de Janeiro!

Na hora que cheguei (umas 19:30), a loja estava bem cheia. Era quase impossível chegar perto de um Mac ou iPod.

Apple Shop

Logo ao entrar procurei onde ficavam os acessórios, para ver se a oferta era boa. Parece que outra estante ainda entrará na jogada, mas já deu para perceber que as coisas melhoraram um pouco. Estavam disponíveis na loja o Leopard, iWork ’08, iLife ’08, Microsoft Office 2008, Mighty Mouse, Apple Keyboard, várias capas para iPods etc. Uma versão reduzida do que encontramos nas Apple Stores lá de fora.

Publicidade

Apple Shop

Publicidade

Muitas pessoas estavam presente no local e estava difícil chegar perto das máquinas. Existiam duas mesas expondo máquinas. Uma somente com notebooks (MacBooks, MacBooks Pro e um MacBook Air).

Apple Shop

A outra mesa possuía somente desktops (iMac). Infelizmente não existia Mac Pro nem Apple Cinema Display nessa mesa. Provavelmente daqui a pouco eles estarão sendo expostos junto com as outras máquinas.

Publicidade

Apple Shop

A oferta de iPods era pequena. Existia somente um iPod nano, um iPod classic e um iPod touch para o pessoal poder brincar. Mais uma vez, acho que a oferta de hardwares expostos ainda vai aumentar.

Olhando de frente para a loja, existia um grande telão passando um vídeo (todo em português) com informações do Mac OS X, iLife e iWork, ou seja, sobre a plataforma Mac e seus diferenciais. Esse mesmo vídeo estava presente nas máquinas expostas. Se a máquina ficasse inativa por alguns minutos, o vídeo entrava em ação.

Apple Shop

Segundo breve conversa com um dos promotores, eles foram treinados pela própria Apple, e não pela Fnac. Como a loja estava muito cheia, infelizmente não tive como conversar muito com o promotor (testar suas informações sobre a plataforma), pois toda hora existia um cliente para ser atendido.

Apple Shop

Os empresários responsáveis pela abertura da loja também marcaram presença na inauguração, entre eles Alexandre Szapiro, Country Manager (Gerente Regional) da Apple Brasil.

Apple Shop

O BarraShopping — assim como o interior da Fnac — estava muito bem sinalizado, mostrando que ali estava sendo inaugurado o primeiro Apple Shop do Brasil.

Apple Shop

Apple Shop

Apple Shop

É claro que o MacMagazine também não ficou de fora da festa! 😛

Apple Shop

Apple Shop

Tive a oportunidade de rever alguns amigos/conhecidos na inauguração. Por causa dela, também acabei conhecendo o Diogo Werner, do blog Mac & Etc. Batemos vários papos sobre Apple e afins — chegamos a combinar que não escreveríamos o artigo sobre a loja hoje, pois saímos de lá bem tarde. Mas quando cheguei em casa não deu outra, tive que fazer o artigo! Desculpa, Diogo! 😛

Eu e Diogo conversamos um pouco com o assessor de imprensa da Fnac e ele nos explicou que ela não possui contrato de exclusividade com a Apple. Por isso, outras redes poderão abrir Apple Shops. Mas é bem provável que a Fnac seja “dona” dos primeiros Apple Shops do Brasil. Inclusive, a Fnac de Porto Alegre já deve abrir com um Apple Shop.

Outra coisa que foi esclarecida foi a questão do Genius Bar. Ele explicou que o nome Genius Bar não poderia ser usado pelo Apple Shop, mas que o serviço estaria sim disponível na loja, porém, com o nome de Consultation Bar. O serviço ainda não estava funcionado pois o balcão do bar está preso na alfândega — todas os móveis da loja (dois balcões para exposição de Macs, o tapete e o balcão do Consultation Bar vieram dos Estados Unidos) —, que está em greve.

Resumindo, não é uma Apple Store, mas para quem não tinha nada, esse Apple Shop quebra o galho. Que venham mais Apple Shops, Apple Store, iTunes Store e a Apple Store Online!

Ah, nada melhor do que participar da festa de inauguração do primeiro Apple Shop do Brasil e ainda sair com um presentinho! 😀

Apple Shop

Quem quiser ver mais fotos da inauguração, basta entrar na minha Web Gallery.

Atualização (28/03/08 às 10:30): como escrevi o artigo de madrugada, acabei esquecendo de colocar uma informação muito importante sobre a política de preços da Fnac. Segundo o assessor de imprensa da rede, os custos para manter um e-commerce são menores do que os custos de uma loja física. Ele disse que essa diferença será repassada para o consumidor, e que podemos esperar preços e condições melhores na web do que nas lojas físicas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple investindo em Handwriting Recognition

Próx. Post

Apple atualiza AirPort Extreme no Tiger e firmware EFI de Macs Pro

Posts Relacionados