O melhor pedaço da Maçã.

Quem corrige suas vulnerabilidades mais rápido: Apple ou Microsoft?

File VaultApesar de uma forma geral sabermos quão vulnerável é o sistema operacional da Microsoft e que este é alvo diário de ataques, vírus e outras ameaças, pelo menos em um aspecto a Microsoft aparenta estar na frente da Apple.

Publicidade

Estudo realizado pelo Swiss Federal Institute of Technology analisou quantas vezes, nos últimos 6 anos, ambas as companhias corrigiram vulnerabilidades nos seus SOs no mesmo dia em que foram divulgadas para o público — taxa conhecida como “0-day”.

Foram analisadas 658 vulnerabilidades afetando a Microsoft e 738 afetando a Apple — apenas bugs de médio e alto risco, de acordo com classificação da National Vulnerability Database. Eles concluíram que, ao contrário do que se esperava, a Apple não é tão rápida em fechar suas portas.

Publicidade

O ideal para fabricantes de software é ter um patch para determinada vulnerabilidade pronto no momento em que ele é divulgado. Para isso, ele precisa obter informações sobre a brecha anteriormente, via análises de segurança ou comunidade externa.

Se ele descobre o bug no mesmo momento em que o resto do mundo, tem que correr para corrigi-lo mas, a depender da complexidade da coisa, o processo pode demorar — devido a rigorosos testes necessários para garantir que não haverão conflitos com outros softwares.

A Apple passou a publicar correções “0-day” apenas no final de 2003, segundo o estudo. Enquanto isso, a pesquisa indica que Microsoft está com um ótimo relacionamento com a comunidade engajada em testes de segurança, ao contrário da Apple, que não tem tido tamanho comprometimento. Desta maneira, ela pode estar sendo bastante prejudicada.

[Via: Macworld.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple anuncia Aperture 2.1 com nova arquitetura para plugins de terceiros

Próx. Post

MacBook Air invadido dá prêmio de US$10 mil durante conferência CanSecWest

Posts Relacionados