O melhor pedaço da Maçã.

Flash e Java no iPhone: mais razões para isso não acontecer

iPhoneTodo mundo já sabe o que eu acho sobre o Flash no iPhone. Não é porque não funcione. É porque a Apple não quer! É a chance dela de tomar o lugar do Flash como padrão de vídeo na internet. Mas eu não tinha pensado muito em porque o Java não poderia vir para o iPhone, além dos motivos técnicos presentes nos termos do SDK.

Publicidade

Eu estava lendo esse artigo aqui, do Apple Matters, e descobri mais algumas informações sobre o Flash e o Java no iPhone. Além de ambos serem padrões bem estabelecidos, tratam-se de padrões proprietários que não pertencem à Apple. Vejamos por que a Apple não precisa/não quer nenhum dos dois:

O Java, da Sun, permite que inúmeros aplicativos e diversos jogos sejam instalados em celulares e smart-phones que suportam a tecnologia. E isso, com certeza, é algo que a Apple não quer. Pra ela, todo aplicativo ou jogo que for entrar no iPhone ou no iPod touch terá que ser feito com o seu SDK. É uma forma dela controlar o que entra em seus aparelhos e ainda ganhar um dinheirinho com a venda dos aplicativos e jogos — coisas que ela não poderá fazer se ela permitir que o Java chegue no iPhone/touch.

Publicidade

Quanto ao Flash, é verdade que a Microsoft licenciou a tecnologia para ser incorporada em futuras versões móveis do Internet Explorer e no Windows Mobile. Só que licenciar significa que a Microsoft teve que pagar a Adobe para ter o Flash em seu sistema operacional para gagdets. Já pensou que a Apple pode inverter esse jogo? Já parou para pensar que, com isso, a Apple possa fazer com que a Adobe pague para ter o Flash no iPhone?

Por que? O iPhone e o iPod touch não precisam do Flash e muito menos do Java. Mas ambos precisam do iPhone. Faz tempo que o Flash está sendo deixado de ser usado no desenvolvimento de sites, principalmente os profissionais e de grandes corporações. E não ter o iPhone e o iPod touch como aparelhos suportados não contribuirá em nada com isso…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Proteja seu sistema operacional

Próx. Post

Joy of Tech: alternativas à tortura por afogamento

Posts Relacionados