Google oferece Docs em versão offline

O Google anunciou hoje que o seu processador de textos Docs já suporta edição e visualização de documentos em modo offline, tal como já é possível no Reader há um tempo.

Tudo bem que a idéia dos caras é legal, mas é um contra-senso esse tipo de “recurso” estar sendo desenvolvido nos dias de hoje. O próprio artigo de anúncio do Google cita cafés e aeronaves como boas oportunidade para uso do Google Docs offline, porém cafés sem internet, hoje em dia, são minoria; em breve, também, veremos cada vez mais aeronaves com implementações de Wi-Fi gratuitamente, principalmente nas viagens mais longas.

O vídeo abaixo apresenta a novidade, demonstrada, é claro, em um Mac:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7cyHYEfpRVA[/youtube]

Tanto o Reader como o Docs offline funcionam a partir do Google Gears e a iniciativa do Google, desta vez, certamente serve de ataque à Microsoft e seu Office. O legal, claro, é que nenhum documento é perdido no caso de uma queda de conexão — eles são salvos localmente e então sincronizados com os servidores do Google assim que a conexão é re-estabelecida.

Para uns o recurso terá bastante utilidade; para outros, como eu, nem tanto. O importante é que ele está disponível, em caso de necessidade.

Posts relacionados

Comentários