Mais uma semana, mais uma leva de novidades no Instagram — três delas já anunciadas oficialmente e uma particularmente estranha que ainda deve demorar um pouco para chegar às nossas mãos (se é que vai acontecer).
Chamadas de vídeo(?)
O site WABetaInfo parece ter mergulhado de vez na investigação de futuros recursos do Instagram com base em versões prévias/de testes do aplicativo. Depois de trazer em primeira mão o recurso “Type” (que, aliás, está sendo anunciado oficialmente e chegando ao público geral hoje), os intrépidos investigadores encontraram hoje vestígios de uma funcionalidade que parece não ter nada a ver com a proposta da rede, mas, bom, lá está: chamadas de vídeo.
Ainda não há muitas informações sobre o recurso, apenas a aparição desse pequeno ícone na barra superior quando você está na conversa com algum contato no Direct. Segundo o site, o ícone surge apenas quando a outra parte já aceitou a solicitação da chamada de vídeo; tocando nele, a ligação é automaticamente iniciada.
O Instagram recusou-se a comentar sobre o recurso, mas caso ele venha a existir, é certo que ainda esperaremos um bom tempo até que chegue às nossas mãos — afinal, nem elementos básicos de interface ele tem, ainda.
Agendamento de posts (para empresas)
Um dos recursos mais solicitados por profissionais de mídias sociais e empresas está finalmente chegando à plataforma. A partir de agora, a API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. Instagram Graph permitirá o agendamento de posts para uma administração mais simples da sua página comercial na rede.
Esse agendamento não será feito no aplicativo do Instagram, e sim por meio de ferramentas de terceiros — por enquanto, apenas o Hootsuite já dispõe da novidade, e outras plataformas de administração social deverão recebê-la em breve. Segundo o Instagram, a nova API estará disponível para todos os parceiros de marketing do Instagram e do Facebook; portanto, não há previsão, por enquanto, para vermos esse recurso chegar às mãos dos usuários comuns.
É bom notar que o recurso contempla apenas posts comuns na rede, e não histórias ou publicidade. O que nos leva ao próximo ponto…
Publicidade expandida nas Stories
Sabe quando você está navegando pelas (aparentemente infinitas) histórias dos seus amigos e de repente a experiência é interrompida por uma propaganda no meio delas? Bom, essa experiência está prestes a se tornar um pouco mais chatinha: o Instagram passará a permitir que os anunciantes façam publicidades de até três quadros.
Atualmente, as propagandas nas histórias limitam-se a um quadro, então um breve toque na tela já as faz sumir imediatamente. Agora, serão três toques na tela ou uma breve deslizada com o dedo para a esquerda — como você faz com aqueles contatos chatos que postam mil histórias de um show que não lhe interessa.
Segundo o Instagram, a novidade permitirá que os anunciantes explorem de forma muito mais eficaz as possibilidades dos anúncios via histórias, com aplicações criativas e interativas. Bom, é o que veremos — os primeiros parceiros da rede na empreitada incluem a Paramount Studios e a Gap.
via TechCrunch, B9, The Verge
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.