O melhor pedaço da Maçã.

Windows XP, Windows MacLeod of the clan MacLeod, ou simplesmente Highlander?

Who wants to live forever?Quem quer viver para sempre? Sinceramente, eu adoraria, se tivesse a oportunidade e dependendo das regras. Mas pelo visto não sou o único: a Microsoft decidiu estender mais uma vez a vida do seu sistema operacional de 7 anos. Por mais que, de acordo com a notícia, seja apenas para tipos específicos de computador, isso só mostra o sucesso (hein?) do Windows XP — fracasso do Vista? Que é isso, jamais! Pense em Vista Millenium Edition…

Publicidade

A empresa de Redmond anunciou que permitirá a venda da versão “Home Edition” para computadores de baixo custo, que poderiam ser caracterizados por processadores de menor velocidade, monitores de poucas polegadas, podendo inclusive trazer memória flash em lugar de disco-rígido, para armazenamento permanente.

A causa disso está, principalmente, nas limitações impostas pelos requisitos “mínimos” do atual Windows Vista, que mesmo em sua versão mais simples já exige uma máquina razoável. Um computador de 100 dólares dificilmente agüentaria esse sistema, e o XP Home poderia ser a melhor solução. Pelo menos para garantir que esse mercado de computadores “super-baratos” não seja perdido totalmente para os migrantes a Linux, principal concorrente.

Publicidade

Em relação aos outros tipos de PC, os grandes fabricantes têm até o final de junho para cessar as vendas de suas máquinas com Windows XP. Os de baixo custo poderiam receber a versão XP Home até junho de 2010, ou um ano após o lançamento do próximo Windows, atualmente conhecido como Windows 7. O que vier por último, segundo a Microsoft.

Realmente é muito difícil acreditar na estagnação em Redmond. Relutei bastante a atualizar meu PC com Windows 98/2000 a XP, e acabei instalando o sistema em um segundo disco, só em 2005. Comparando com a época de ouro do progresso da Informática, era como se eu estivesse instalando o Windows 3.11 for Workgroups dois meses depois do lançamento do Windows 95! Mas isso, a grosso modo, visto que naquele lançamento, realmente houve uma (r)evolução: era um sistema completamente novo, avançado, com melhorias que um usuário daquele tempo não poderia imaginar.

Não tivemos muito disso com o Vista, e se somarmos todos os problemas e desgostos de vários clientes que se viram amarrados ao novo sistema, chegaremos à conclusão de que essa última versão de Windows, na verdade, não vingou. Aliás, também ajudou a alavancar as vendas da Apple, que nunca teve tantos switchers nas estatísticas como hoje. Eu tinha muita esperança no Vista mas, quando pude testar sua versão beta, bateu a desilusão, e o XP ainda continuará como minha opção para PC, até que a Microsoft mostre algo realmente inovador e que valha a pena.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Muppets in concert [atualizado]

Próx. Post

Além de palavras sublinhadas de vermelho, o MacMagazine conta agora com o Halex Pereira

Posts Relacionados