O melhor pedaço da Maçã.

Suprema Corte dos EUA não analisará caso Apple vs. Epic Games

FellowNeko / Shutterstock.com
Apple e Epic Games

E a saga da Epic Games contra a Apple parece estar chegando ao fim — ou ao menos um dos seus capítulos. Após tanto a Maçã quanto a desenvolvedora de games impetrarem recursos à Suprema Corte dos Estados Unidos no ano passado, o órgão jurisdicional tomou hoje uma decisão.

Publicidade

A Suprema Corte dos EUA, porém, decidiu por não analisar nenhum dos recursos apresentados pelas duas partes. Não foi revelado o motivo dessa decisão, apenas com a informação de que os pedidos foram negados [PDF]. Ou seja, a Corte não analisou a questão em si, de modo que os entendimentos das instâncias anteriores foram assim mantidos.

A Suprema Corte negou os recursos de ambos os lados no caso antitruste Epic vs. Apple. A batalha judicial para abrir o iOS para lojas e pagamentos concorrentes está perdida nos Estados Unidos. Um resultado triste para todos os desenvolvedores.

Na decisão de 2021 — confirmada por outra instância —, não se reconheceram violações da Apple de leis antitruste, mas a companhia foi obrigada a permitir que aplicativos direcionem usuários para plataformas de pagamentos fora do sistema da sua loja de apps, evitando, assim, a comissão cobrada pela Maçã. Essa proibição, para a juíza da Califórnia que tomou a decisão, constituiria violação de uma lei estadual.

Ao impetrar o seu recurso, a Maçã havia afirmado que a juíza excedeu os seus poderes ao emitir uma decisão com impacto nacional com base em apenas um caso de um desenvolvedor. A Epic, por sua vez, quis que a Suprema Corte novamente analisasse a alegação de que a Apple adota conduta monopolista e anticompetitiva por apenas permitir o download de apps e a realização de transações em aplicativos por meio da App Store.

Publicidade

Essa disputa arrasta-se desde 2020, quando a desenvolvedora adicionou ao jogo Fortnite uma opção para fazer compras fora do sistema da App Store, o que culminou na remoção do game da loja. Já são mais de três anos de brigas judiciais em torno dessa questão, com a Apple vencendo no sentido de não ser considerada monopolista, mas com a decisão pela permissão de que apps redirecionem os usuários para realizar transações fora do sistema da companhia.

E agora?

A necessidade de cumprir essa obrigação estava suspensa até que a Suprema Corte decidisse se analisaria o caso. Com a decisão do mais alto grau de jurisdição dos EUA, a Apple provavelmente terá de realizar modificações para permitir botões e links que redirecionem usuários para fazerem pagamentos fora do sistema da App Store, ainda que possa proibir o processamento de transações por outros meios dentro dos próprios apps.

Esse redirecionamento já é permitido em apps “leitores”, que servem para consumir conteúdo, geralmente mediante uma assinatura, como no caso da Netflix. Com a permissão para que possa ocorrer de maneira geral, porém, o impacto deverá ser bastante sensível na comissão arrecadada pela Apple por transações feitas em apps usando o sistema da App Store.

Em alguns locais, como nos Países Baixos, apps de namoro cujas transações são feitas fora do sistema da App Store ainda precisam pagar uma comissão à Apple. De todo modo, as mais recentes regulações da União Europeia deverão obrigar a Maçã a permitir a instalação de apps fora da sua loja (o chamado sideloading), que é o grande desejo da Epic.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhones poderão ter armazenamento NAND flash mais lento no futuro

Próx. Post

Apple clama para vender Watches nos EUA com recurso de oximetria

Posts Relacionados