Sua biblioteca do iPhoto deu pau, o que fazer?

Como já foi dito antes, a forma como o iPhoto arquiva as informações sobre suas imagens e sobre os projetos que você cria nele é meio arriscada, pois concentra tudo em um único arquivo XML. Por isso, às vezes o iPhoto pode dar uma pála qualquer e o arquivo XML fica corrompido ou fica imcompleto.

Isso pode gerar os mais diversos sintomas, como por exemplo a perda dos thumbnails (imagens em miniatura das suas fotos, exibidas no programa), ou até mesmo a perda do endereço real das imagens no seu HD. Em casos mais graves, pode aparecer uma mensagem de erro, ao abrir o iPhoto, dizendo que foram feitas modificações com uma versão mais atual, e que o programa não pode abrir sua biblioteca. E, no mais grave dos casos, o iPhoto simplesmente não carrega sua biblioteca alegando estar corrompida. O que fazer?

Tem duas coisas que você pode fazer para tentar resolver o problema (além de sentar e chorar). Uma delas é tentar usar as opções que o próprio iPhoto disponibiliza para reverter o erro. Para isso, abra o iPhoto pressionando simultaneamente as seguintes teclas: Shift + Alt/Option + Command. A seguinte janela aparecerá, onde você poderá optar por uma entre as 5 opções de reconstrução da sua biblioteca:

Opções de recuperar biblioteca do iPhoto

As opções são: reconstruir miniaturas das fotos (thumbnails), reconstruir todas as miniaturas das fotos (opção mais demorada), reconstruir a base de dados da biblioteca de fotos, recuperar as fotos da pasta iPhoto Library e, por último, a opção de examinar e reparar as permissões de arquivos da Biblioteca do iPhoto.

Caso nenhuma dessas opções te ajude a recuperar sua biblioteca de fotos, o jeito será criar uma nova biblioteca, com a dica de abrir o iPhoto com a tecla Alt/Option pressionada e, nesta nova biblioteca, você poderá importar novamente suas imagens que estavam contidas na biblioteca anterior e que deu defeito.

Isso é apenas uma forma paliativa de repor sua biblioteca, pois você perderá informações importantes como comentários, álbuns, pastas e projetos como slideshows, livros etc., que você pode ter criado. Pelo menos, você poderá ter suas fotos de volta.

Para ter acesso às imagens guardadas na biblioteca que ficou corrompida, localize-a no Finder, e clique com o botão direito do mouse (ou Ctrl + clique) sobre o ícone da biblioteca e selecione a opção “Mostrar conteúdo do pacote”. Isso te mostrará os arquivos dentro da biblioteca, inclusive todas as suas fotos (caso você utilize o iPhoto com a opção padrão de guardar as imagens dentro da biblioteca, geralmente é assim que é feito).

Para obter suas fotos novamente, importe (arraste pasta por pasta) todas as fotos das pastas ORIGINALS e MODIFIED, para dentro da janela do iPhoto ou para cima do ícone do iPhoto no Dock, depois de ter criado uma nova biblioteca para receber essas fotos. Após isso, você terá algum trabalho para refazer a organização por eventos, pastas, álbuns etc. Divirta-se!

Mais dicas: não é recomendado alterar os arquivos contidos dentro da biblioteca pelo Finder, isso pode danificá-la. Faça isso apenas no caso citado acima, em que a biblioteca ficou inutilizável, e você estará criando uma nova biblioteca para receber os arquivos contidos no interior das pastas da biblioteca antiga e danificada.

Para evitar problemas do tipo, tente fazer backup em CD ou DVD das suas principais fotos e mantenha-os em local seguro. Perder fotos é muito chato, pois são os únicos registros de certos acontecimentos importantes em nossa vida. Outra prática interessante é fazer backup do arquivo da biblioteca INTEIRA em HDs externos ou até mesmo CDs ou DVDs. Mas apenas para mantê-las como backup, pois não será possível modificar uma vírgula sequer na sua biblioteca do iPhoto, caso ela esteja gravada em um DVD.

Posts relacionados

Comentários