O melhor pedaço da Maçã.

Habitat é uma nova plataforma de confecção de ebooks, da Inkling

Logo - Inkling Habitat

Antes que alguém a acuse de estar copiando a Apple ou algo do tipo, coloquemos os pingos nos is: a Inkling está no mercado de livros didáticos há muito mais tempo que a Maçã, tendo lançado sua plataforma para iPad em agosto de 2010. Agora ela está indo além, com o Habitat.

Publicidade

Logo - Inkling Habitat

Alguns dias antes do evento educacional da Apple, no mês passado, o fundador e CEO da Inkling — que é ex-empregado da Maçã —, Matt MacInnis, comentou os rumores do que ela poderia lançar:

[…] a Apple está vendendo milhões de iPads para o sistema educacional, mas isso não quer dizer que os gadgets estejam sendo usados como livros-texto, já que a oferta digital (educacional) não é nem um pouco grande. Como não podemos esperar que a Apple se transforme em uma editora — assim como ela não virou uma gravadora (música) ou um estúdio (filmes) —, não é difícil pensar que a Maçã lançará uma plataforma de distribuição para livros-texto (educacionais).

No mesmo dia da keynote da Apple — na qual ela lançou o iBooks 2, o iBooks Author e o aplicativo iTunes U —, MacInnis teve a decência de publicar um post no blog da Inkling parabenizando a Apple pela iniciativa e destacando o quanto ela será benéfica para estudantes, explicando que o movimento do mercado como um todo também será positivo para sua empresa. Ele não deixou de dar uma alfinetada final, porém, dando a entender que muito do que a Apple apresentou lá pareceu ser “inspirado” nas criações da Inkling.

Publicidade

Enfim, o fato é que o Habitat chegou hoje com uma nova plataforma para produção sofisticada e simplificada de livros-texto e outros tipos de ebooks – sim, bem como o iBooks Author. A diferença é que o foco da Inkling é mais profissional, oferecendo também opções de integração com XML+HTML5 que dão uma maior abrangência à sua solução do que simplesmente iPads, contando ainda com visitas guiadas, exposições 3D, questionários interativos, vídeos em alta definição e mais.

O Habitat por enquanto está em fase de testes limitada, mas quem quiser pode se inscrever livremente no seu “Early Adopter Program”. Um dos seus grandes diferenciais é que ele é totalmente baseado na nuvem, promovendo uma maior colaboração entre pessoas, independentemente de onde estiverem.

·   ·   ·

Publicidade

Aproveitando a oportunidade e o assunto, eis um infográfico da Online Teaching Degree que trata de “iPads vs. livros-texto”:

Infográfico sobre textbooks

Como podem ver, para eles o custo geral de uma solução digital baseada na tablet da Apple ainda seria superior aos livros impressos tradicionais — porém os cálculos são um pouco limitados/polêmicos e não levam em consideração todos os benefícios que uma plataforma moderna pode proporcionar para estudantes.

[via mocoNews.net, Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Após nova alta de 1,36%, ações da Apple fecham em valor recorde de US$509,46

Próx. Post

↪ Novo vídeo de “sneak peek” do Photoshop CS6 foca-se em suas ferramentas Content-Aware

Posts Relacionados