Como desligar o seu Mac remotamente via uma simples mensagem de texto

Ícone do Mail.appO Mac OS X e o Mail, da Apple, oferecem um conjunto de recursos que tornam possível o controle remoto do seu Mac via a linguagem de programação AppleScript. Tim Matheson escreveu um tutorial com base em tais possibilidades, que reproduzo abaixo.

Publicidade

Você aprenderá como desligar o seu Mac remotamente, via uma simples mensagem de texto. Tirando o Mac OS X, a linguagem AppleScript e o Mail, a única coisa de que você precisa é um celular que envie emails, por exemplo. Ou você pode fazer isso de um outro computador — da casa de um amigo, do trabalho… tanto faz.

Antes de mais nada, clique aqui para baixar (4KB) o script que fará com que seu Mac desligue-se automaticamente. Se você estiver curioso, o código dele é bem simples, veja:

Publicidade
ignoring application responses
	tell application "Finder"
		shut down
	end tell
end ignoring

Salve o arquivo com a extensão .scpt em algum lugar que você possa, mais tarde, chamar pelo Mail.

Vamos lá:

  1. Abra o Mail.app.
  2. Vá ao menu Mail » Preferences… e selecione a aba Rules.

Regras dinâmicas no Mail.app

Publicidade
  1. Clique em Add Rule.
  2. Em Description:, dê um título para a regra; isso não é muito importante.
  3. Defina “all”, para que TODAS as condições da regra precisem ser atendidas antes da ação ser executada.
  4. Na lista de condições, você pode usar e abusar da sua criatividade. Uma opção bastante segura é criar um email secreto apenas para isso, como por exemplo desligar.meu.mac@gmail.com. Aí, você configuraria o Mail para receber mensagens desta conta e, nas condições da regra, marque “To”, “Is equal to” e “desligar.meu.mac@gmail.com” nos três campos correspondentes.
  5. Na área das ações que serão realizadas, basta selecionar o arquivo .scpt que você salvou em sua máquina. No primeiro menu, escolha “Run AppleScript” e então encontre o script.
  6. Pressione OK e pronto!

Regras dinâmicas no Mail.app

Assim que você terminar de definir a regra, o Mail irá lhe perguntar se deseja aplicá-la automaticamente. Recomendo que opte por “Don’t Apply” já que, se houver algum email na sua caixa que corresponda com as condições que você definiu na regra, seu Mac se desligará instantaneamente.

Observe que esta dica pode ser utilizada sob os mais diversos aspectos e utilidades. Basicamente, mostramos aqui que o Mail possui um sistema de regras e, caso estas sejam verdadeiras, você pode pedir que ele execute uma série de ações, entre elas a execução de AppleScripts — algo que, se você tiver experiência, pode lhe abrir muitas possibilidades.

Se você tiver alguma dica muito bacana baseada neste processo, mande pra gente! 😉

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…