O melhor pedaço da Maçã.

Operadoras querem regular iCloud Private Relay no Reino Unido

Private Relay

No começo deste ano, algumas operadoras na Europa se juntaram para tentar bloquear o recurso Retransmissão Privada (Private Relay) do iCloud+, o qual oculta seu endereço IP e sua atividade de navegação, além de proteger seu tráfego não criptografado na internet.

Publicidade

Naturalmente, as provedoras de serviço não conseguiram banir a ferramenta da Maçã — e agora algumas delas estão tentando pelo menos uma regulação do recurso perante a Autoridade de Competição e Mercados (Competition and Markets Authority, ou CMA), órgão regulador do Reino Unido.

Nesse sentido, a Mobile UK — uma associação comercial de operadoras britânicas, incluindo EE, Virgin Media O2, Three e Vodafone — divulgou um documento [PDF] no qual levanta preocupações de que a Retransmissão Privada “pode ter um impacto negativo na experiência do usuário, segurança na internet e concorrência”.

O Private Relay permite que a Apple alavanque seu considerável poder de mercado em muitas áreas e, assim, seja capaz de consolidar ainda mais sua posição. Devido ao Private Relay, os provedores não poderão usar os dados de tráfego para desenvolver seus próprios navegadores móveis no futuro, além de isso comprometer a filtragem de conteúdo, malware, proteção antifraude e phishing fornecida por provedores de rede.

Pensando nisso, a Mobile UK disse que o Private Relay deve ser regulamentado “além de sua existência superficial como um serviço de privacidade”.

O Private Relay não deve ser apresentado como uma opção de configuração ou instalado como um serviço padrão, e sim disponibilizado como um aplicativo com outros que podem competir com serviços semelhantes, como VPNs1Virtual private network, ou rede privada virtual.. A Apple deve notificar os terceiros relevantes com antecedência sobre a introdução dos serviços do Private Relay, para que terceiros possam informar seus clientes sobre como seu serviço pode mudar caso o Private Relay seja usado. Por exemplo, o aviso prévio da introdução do Private Relay teria permitido que os provedores de rede informassem aos clientes como suas soluções de segurança podem mudar e também informassem ao governo como isso muda seus poderes de investigação a partir de dados de tráfego de rede.

A Apple ainda não comentou a reclamação da Mobile UK, mas recentemente se defendeu de acusações de monopólio no Reino Unido feitas pela CMA — criticando também a abertura dos seus sistemas e da App Store.

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Virtual private network, ou rede privada virtual.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como adicionar notas às suas senhas das Chaves do iCloud [iPhone, iPad e Mac]

Próx. Post

Foxconn iniciará produção do iPhone 13 na Índia [atualizado]

Posts Relacionados