Apple poderá implementar LCDs alimentados via energia solar em futuros iPhones/iPods

Um recente pedido de patente da Apple revela que ela estaria realizando pesquisas sobre o uso de energia solar em futuras versões dos seus gadgets móveis — iPhones, iPods e, quem sabe, inclusive laptops. A novidade estenderia bastante a autonomia das baterias de tais aparelhos.

A integração de painéis solares em dispositivos compactos, porém, é complicada. Os desafios são, principalmente, durabilidade e o “desperdício” de espaço no design dos gadgets. Por esses e outros motivos, a tecnologia ainda não foi implementada em nenhum produto, seja de qualquer fabricante.

Painéis solares da Apple

A revolução proposta pela Apple que poderá viabilizar a idéia é integrar os painéis solares atrás da tela LCD dos aparelhos. Eles poderiam, portanto, absorver a luz ambiente que passa pelo display, eliminando ou reduzindo drasticamente o espaço necessário para sua incorporação e a necessidade de alterações no design dos produtos.

A Motorola desenvolveu patente semelhante em 2001, mas diversas limitações teriam sido resolvidas na teoria descrita pela Apple.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…