Google lançará em breve um Labs próprio do Gmail

Gmail LabsA partir de 05 de junho, o Google lançará um novo recurso no Gmail semelhante ao já existente Google Experimental Search. Trata-se de uma “evolução” no conceito de 20% do tempo e uma ampliação da participação dos usuários no desenvolvimento do serviço.

Um dos grandes diferenciais de se trabalhar no Google é o famoso 20% do tempo: engenheiros têm um dia da semana para trabalhar em projetos que não necessariamente correspondem com a sua função dentro da empresa. Eles podem usar o tempo para criar algo novo ou corrigir algum problema em projetos quaisquer, por exemplo.

Imagine, então, que já existem diversos projetos do tipo relacionados ao Gmail. Com a novidade, usuários poderão optar por testá-los, participarem do seu desenvolvimento e sugerirem novos recursos que podem ser futuramente desenvolvidos e incorporados ao serviço.

A iniciativa é bastante positiva — e cômoda — para o Google. Os próprios usuários se responsabilizam por testarem as novidades, sempre separadas por “mini-labs”, que podem surgir e desaparecer de uma hora para outra. Em tal modelo, o Google não tem nem mesmo obrigação de implementar oficialmente os recursos no serviço: tudo depende da resposta dos usuários e do seu progresso de desenvolvimento.

Posts relacionados

Comentários