O melhor pedaço da Maçã.

Apps terão acesso a mais RAM no iOS/iPadOS 15

Foto de CardMapr.nl no Unsplash
iPad Pro

No mês passado, falamos que apps para iPad Pro podem acessar apenas 5GB de RAM1Random access memory, ou memória de acesso aleatório. — mesmo nos modelos com chip M1, os quais possuem 8GB ou até 16GB (nos modelos de 1TB e 2TB) de memória compartilhada.

Publicidade

Fato é que essa restrição no uso da RAM por aplicativos de terceiros sempre existiu, mas, ao que tudo indica, a Apple removerá essa limitação para apps de terceiros.

Com o lançamento da segunda versão beta do iOS/iPadOS 15, ontem, a empresa passou a permitir que apps solicitem mais memória — com algumas restrições, é claro.

O documento para desenvolvedores não especifica a quantidade de RAM extra à qual um aplicativo terá direito, mas aponta que isso é limitado a “dispositivos compatíveis”. Além disso, a Apple afirma que o sistema informará que um aplicativo “pode ter um desempenho melhor se exceder o limite de memória padrão”.

Publicidade

Esse recurso já existe há algum tempo no iOS/iPadOS — mas como uma “saída de emergência privada”, usada por alguns processos internos dos sistemas. A expansão para apps de terceiros significa que desenvolvedores poderão tirar proveito disso quando acharem necessário.

É improvável que a Apple permita que desenvolvedores utilizem toda a memória de um dispositivo — embora esse cenário possa ser útil para aplicativos profissionais de ponta no iPad Pro, tal ação tornaria o sistema significativamente mais lento e dificultaria a multitarefa com diferentes aplicativos.

O recurso está disponível para desenvolvedores testarem, mas não será liberado para aplicativos em geral até o lançamento da versão final dos novos sistemas.

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Promoção: NordVPN com 72% de desconto e 3 meses extras grátis!

Próx. Post

iOS 15 permitirá restaurar backups de versões beta

Posts Relacionados