O melhor pedaço da Maçã.

Aplicativos web brazucas para iPhones e iPods touch

Aplicativos Web Brazucas

Publicidade

Que o iPhone foi mais do que bem recebido em terras tupiniquins, isso todos nós já sabemos. Tal fato foi até representado como uma grande seta vermelha apontando para o Brasil durante a keynote do Steve Jobs, quando ele comentou sobre os rumos “não-oficiais” que seu celular tomou.

Uma coisa interessante que percebi, visitando alguns fóruns, foi a quantidade de pessoas com idéias interessantes para desenvolver aplicações, mas sem nunca ter escrito uma linha de código sequer na vida, em qualquer linguagem que seja. Para essas pessoas ou para aqueles que não possuem Macs (requisito principal do SDK), existe uma solução bem mais simples: os aplicativos web, também chamados de Web Apps.

A definição dada pela própria Apple em seu site é a mais fácil: “os Web Apps combinam o poder da internet com a simplicidade da tecnologia multi-touch, e tudo isso em uma tela de 3,5 polegadas”. Simples, não?

Publicidade

Confesso que, assim que a Apple anunciou os primeiros aplicativos em sua página, junto com informações de como desenvolvê-los, eu não me me interessei muito. Entretanto, navegando pela página durante esta semana, surpreendi-me com a quantidade e com as funcionalidades de cada um. Tem tudo o que você pode imaginar, organizado em categorias num menu à esquerda: jogos, notícias, diversão, redes sociais, ferramentas de busca, enfim, uma infinidade de idéias interessantes que você pode conferir clicando aqui ou acessando diretamente pelo seu iPhone ou iPod touch o endereço: http://www.apple.com/webapps/.

Tudo bem, mas e os brasileiros? Onde entram nessa jogada? O leitor Alexandre Van De Sande nos enviou três dicas bacanas de soluções brazucas interessantes e úteis para quem tem iPhones e/ou iPods touch:

Publicidade

TV Guide
Prático para aqueles momentos em que queremos saber o que está passando em um canal ou em que canal vai passar determinado programa/seriado/filme e não estamos diante da TV nem temos as revistas mensais com a programação! Desenvolvido pelo Alexandre Saddi, ele possui uma interface simples e leve.

Filmes em cartaz no Rio
Projeto do designer de intefaces Vitor Lourenço, esta solução oferece informações e sinopses de filmes em cartaz nas principais salas de cinema do Rio de Janeiro. Interface simples e leve, também.

Trânsito Rio/SP
Projeto dos leitores Alexandre Van De Sande e Everton Fraga. Definição própria: “Boletim de trânsito para iPhone. Saiba qual caminho pegar antes que seja tarde”. Disponibiliza a condição do trânsito nas principais ruas e avenidas do Rio e de São Paulo, além de mostrar imagens ao vivo do local escolhido. A navegação engasga um pouco, mas a idéia das câmeras ao vivo foi demais!

Avisos sobre os web appsSe você se interessou e quer aproveitar que o Steve Jobs confirmou a vinda do iPhone 3G para o Brasil, o que é uma ótima notícia para esse tipo de aplicação, há vários documentos, vídeos e informações importantes no site Web Apps Dev Center da Apple. Caso queira ver sua idéia comentada aqui no BLOG também ou divulgar algum outro aplicativo brasileiro legal, mande-nos um email ou deixe um recado nos comentários abaixo!

[Obrigado, Alexandre!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Steve Jobs fala mais sobre o iPhone em sua primeira entrevista após a WWDC

Próx. Post

Outro software para manutenção e limpeza do seu Mac

Posts Relacionados