O melhor pedaço da Maçã.

Doações, investimento no BLOG e uma nova fase para as vídeo-aulas

Não pretendia fazer este post no último dia de fevereiro, mas como dependia de respostas de terceiros, tive que esperar. Tenho boas notícias para vocês, relacionadas com as doações para o BLOG e, para começar, com as nossas vídeo-aulas.

Publicidade

Os mais ligados no MM devem ter notado que, depois do meu último post sobre o assunto, rapidamente nosso gráfico de doações na coluna lateral direita do site encheu, completando os 100% necessários para o pagamento da nossa hospedagem no mês de fevereiro. Aliás, inclusive, recebemos até um pouco mais do que os 100% de doações, e para todos os que colaboraram com o site, o nosso MUITO OBRIGADO!

Com tamanho retorno e a felicidade que obtivemos com o apoio de todos vocês, a equipe MM decidiu discutir algumas ações com relação ao site e chegamos à conclusão que poderíamos aliar também as doações a possíveis investimentos que faremos com o site daqui em diante. Portanto, completando e/ou excedendo o que necessitamos para pagar a hospedagem mensal do site, poderemos destinar parte do dinheiro recebido à algumas iniciativas positivas para o BLOG.

A primeira delas pintou com o lançamento, ainda neste mês, de um software chamado ScreenFlow, desenvolvido pela Vara Software. Muitos de vocês já me perguntaram qual software eu utilizo para gravas as vídeo-aulas publicadas por aqui. Bom, posso dizer: utilizava, até três vídeo-aulas atrás. Isto quer dizer que tanto a 20ª quanto a 21ª já foram gravadas com este novo software. Para os curiosos, até a 19ª vídeo-aula o programa escolhido era o famoso Snapz Pro X.

Publicidade

Apesar de ser um excelente aplicativo, produzir as vídeo-aulas com o Snapz me dava um bom trabalho e levava bastante tempo. O processo consistia em me logar no usuário “MacMagazine”, gravar a aula, esperar o Snapz gerar o vídeo (a depender do tamanho da vídeo-aula, um processo que demorava de 30 minutos a 3 horas), voltar para o meu usuário principal, importar o vídeo no Final Cut Pro, esperar ele renderizar todo o vídeo, fazer toda a edição necessária — cortes, transições, zoom em janelas etc. — para só então mandar ele gerar o vídeo final e posteriormente enviar o arquivo para o nosso FTP para publicação no site. Em resumo: no mínimo dois dias inteiros de trabalho e espera.

Com o ScreenFlow, as coisas mudam, e muito. O software é totalmente direcionado para a gravação e edição profissional de vídeos no Mac OS X. Ele facilita muito o processo porque, logo após gravado o vídeo, ele já está disponível para edição — que é feita no próprio programa, de forma muito intuitiva. E, quando finalizo, de dentro do próprio ScreenFlow posso exportar o vídeo final e aí é só usar um cliente de FTP para publicá-lo no site. No mínimo, cortou o tempo despendido pela metade e facilitou muito o meu trabalho. Sem falar que ele possui vários recursos interessantes — que vocês já acompanharam nas últimas duas vídeo-aulas —, como destaque para os cliques do mouse, em breve também mostrará atalhos de teclado sobre o vídeo, entre outras coisas muito bacanas.

Publicidade

Ícone do ScreenFlow

É claro que isso tudo não vem de graça. Enquanto o Snapz (que adquiri no pacote MacHeist, há cerca de 1 mês) custa sozinho US$69, o ScreenFlow custa US$100. Em discussões com a equipe da Vara Software, consegui uma cópia de testes do aplicativo pelo período de 30 dias e, após isso, graças ao sucesso das doações, iremos adquirir o ScreenFlow — melhorando substancialmente a qualidade da produção das nossas vídeo-aulas.

Estamos ainda planejando promoções e sorteios de brindes exclusivos do BLOG para vocês, leitores. Em breve divulgaremos mais detalhes! Continuem nos apoiando, porque assim poderemos tornar o nosso site cada vez melhor, mais útil e divertido. Esperamos que gostem da novidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

A verdade por trás de um site de busca

Próx. Post

YouTube deve lançar vídeo ao-vivo ainda este ano

Posts Relacionados