O melhor pedaço da Maçã.

Sensores do iPhone poderão possibilitar integração com aplicativo iChat VoIP

Sensor de proximidade do iPhoneUma nova patente da Apple descoberta pelo MacRumors revela que a empresa estaria investigando formas ainda mais complexas de utilização dos sensores embutidos no iPhone, de maneira a prever o que o usuário deseja fazer. O pedido de patente descreve diversas situações nas quais o telefone poderia trocar automaticamente de configurações de acordo com informações enviadas pelos seus sensores.

Publicidade

Entre as tecnologias descritas pela Apple estão sensores de proximidade, detectores de luminosidade ambiente, sensores de temperatura e acelerômetros, que juntos ajudam a determinar o estado do aparelho. Atualmente, quando usuários aproximam o iPhone de suas faces, o sensor de proximidade desabilita a tela touch-screen, economizando bateria e impedindo que as “teclas” sejam pressionadas acidentalmente.

Junto com sensores similares em headsets Bluetooth sem fio, a Apple propõe as seguintes possibilidades:

Publicidade
  • Uso do acelerômetro para identificar se o aparelho está sendo manuseado.
  • O uso conjunto dos sensores de proximidade, luminosidade e temperatura para determinar se o aparelho está no bolso da calça da pessoa.
  • Sensor de proximidade pode indicar se o iPhone está próximo da face e/ou se o headset Bluetooth está sendo utilizado.
  • Detecção de áudio para determinar se o usuário irá conversar via headset Bluetooth ou pelo telefone.

A partir de tais informações, o iPhone poderia, automaticamente, ligar o seu alerta vibratório quando colocado no bolso da calça, por exemplo. Ou então, desligar o auto-falante quando for aproximado da face. Poderia, ainda, direcionar a ligação automaticamente para o telefone ou headset Bluetooth, a depender do que o usuário escolhesse para atender à chamada.

Uma outra possibilidade bastante interessante é o uso de recursos de integração com o dock do iPhone. O pedido de patente descreve um recurso no qual o iPhone transferiria chamadas para voz sobre IP (VoIP) do computador para o telefone, e vice-versa.

Conceito de iChat integrado a iPhones

Conceito de iChat integrado a iPhones

Com o iPhone conectado ao computador, o usuário poderia realizar chamadas utilizando os falantes e microfone do computador, e então automaticamente transferir a ligação para o telefone, se removido do dock.

Nem sempre essas patentes se tornam realidade como recursos oferecidos ao consumidor final, mas é muito legal acompanhar tais possibilidades e avanços tecnológicos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ariane Informática realiza promoção em toda a linha de Macs Pro

Próx. Post

Apple libera Safari 3.1.2 para Windows

Posts Relacionados