O melhor pedaço da Maçã.

Escolhendo manualmente as divisões dos capítulos criados pelo iDVD

Colaboração especial por Alberto Lung.

Publicidade

Inspirado em um dos comentários feitos pelo Edu no post sobre como tirar o logo da Apple das produções no iDVD, decidi fazer mais um pequeno tutorial, sobre como escolher manualmente as divisões dos capítulos dos DVDs criados por ele.

Para escolher onde cada capítulo vai iniciar e terminar, é necessário usar um dos outros aplicativos da suíte iLife, o iMovie. Para quem comprou um Mac recentemente, é sempre bom lembrar que o pacote acompanha gratuitamente os computadores da Apple.

Ícones de softwares do iLife

Com o iMovie ’08, Steve Jobs apresentou muitas novidades para fazer edições rápidas de vídeos, porém vários dos recursos que muitos dos usuários do iMovie HD (versão ’06) utilizavam se perderam. Entre eles, a habilidade de escolher o início e o fim dos capítulos que o iDVD utiliza em seus menus.

Publicidade

Assim, apresentarei dois métodos para definição dos capítulos: o primeiro utiliza a versão antiga do iMovie e o segundo, um pouquinho mais complicado, faz uso do GarageBand, outro software da suíte iLife.

Publicidade

Vamos lá! 😉

Com o iMovie HD ’06

  1. Abra seu vídeo no iMovie HD e coloque-o na linha do tempo (timeline).
  2. Escolha o botão Chapters (capítulos), como mostrado na imagem abaixo:

Capítulos no iDVD

Publicidade
  1. “Ande” pela timeline e, quando encontrar a parte do vídeo onde deseja trocar de capítulo, clique em Add Marker (Adicionar Marcador).
  2. Continue o processo até configurar todos os inícios de capítulos do seu DVD.
  3. Pronto! Agora, basta exportar o seu vídeo para o iDVD: no menu Share (Compartilhar), escolha a opção iDVD e divirta-se editando o menu de seu filme.

iMovie ’08 + GarageBand

Agora, vamos ao método mais complicado.

  1. Uma vez que seu filme estiver pronto e editado no iMovie ’08, vá até o menu Share (Compartilhar) e escolha a opção “Media Browser…”.
  2. Na nova janela, procure marcar a caixa que diz “Large” e depois aperte o botão “Publish”.
  3. Feche o iMovie ’08 e abra o GarageBand, criando um novo projeto musical.
  4. Abra o “Media Browser”:

Capítulos no iDVD

  1. Vá até a aba “Movies” e arraste o projeto que você criou no iMovie ’08 para a linha do tempo no GarageBand.
  2. Na timeline foram criadas três faixas (tracks). Procure selecionar a “Movie Track” e, na parte inferior, você poderá adicionar os marcadores que indicarão o início dos capítulos.
  3. Uma vez que todos os markers estiverem em seus devidos lugares, vá até o menu Share e escolha a opção “Send to iDVD”.
  4. Prontinho, agora você pode editar tranqüilamente o menu do filme no iDVD!

Uma dica final: para não ter de passar pelo sufoco do segundo tutorial, recomendo aos leitores baixarem o iMovie HD do site da Apple. Ele é gratuito para quem possui o iMovie ’08.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mac é Pop: Multishow lança programa adulto e coloca gostosas no meio de Macs

Próx. Post

A real da fila em frente à Apple Retail Store de Nova York

Posts Relacionados