Resenha: três semanas com o Samsung Instinct

Colaboração especial por Egídio Leitão.

Samsung InstinctO novo telefone da Samsung – Instinct (SPH M-800) — parece estar sendo bem recebido não apenas pela crítica, como pelos usuários também. Longe de ser um aparelho perfeito, alguns artigos especializados colocam o Instinct como o primeiro telefone que pode mesmo competir com o iPhone, da Apple.

Apenas uma semana depois do seu lançamento, o Instinct esgotou em todas a lojas. A Samsung dedicou mais pessoal para sua produção, a fim de atender à grande demanda pelo produto. O telefone foi à venda no dia 19 de junho, somente para usuários da operadora Sprint.

O público teve acesso ao Instinct no dia seguinte. Segundo o representante que me vendeu dois aparelhos no dia 19 — os dois últimos naquela loja –, as vendas em todo país estavam acima das 15.000 unidades. Isso no curto período de oito horas. Diante disso, a cotação das ações da Sprint nesta última semana subiu 4,1%, por conta do sucesso do Instinct. Os números oficiais com a quantidade de celulares vendidos ainda não foram divulgados.

O conjunto

O Instinct vem acondicionado em uma caixa preta que mostra, já por fora, o cuidado com o acabamento e estética do produto. Dentro da caixa, temos:

Conteúdo da caixa do Samsung Instinct

  • Telefone
  • Cabo USB
  • Caneta stylus
  • Manuais (guia rápido e guia detalhado)
  • Adaptador de eletricidade
  • Bolsa de couro para o telefone
  • Caixa carregadora da bateria extra
  • CD com programas (só para Windows)
  • Headphone estéreo
  • Cartão SD micro com 2GB e adaptador
  • Duas baterias
  • Manual de garantia

O telefone é um pouco mais estreito que o iPhone (primeira geração) e mais leve, também. As especificações técnicas básicas são:

 Samsung InstinctApple iPhone
Altura4,57 polegadas (116,1mm)4,50 polegadas (114,3mm)
Largura2,17 polegadas (55,1mm)2,40 polegadas (60,9mm)
Espessura0,48 polegadas (12,2mm)0,48 polegadas (12,2mm)
Peso4,4 onças (124,7g)4,7 onças (133,2g)
Autonomia da bateria5,75 horas5 horas
Tela (diagonal)3,1 polegadas (78,7mm)3,5 polegadas (88,9mm)

A vista de frente do aparelho mostra o alto falante acima da marca Samsung e, abaixo do logo da Sprint, temos três botões fixos: retorno, Home e telefone. O primeiro funciona em todos os aplicativos, para retornar ao local anterior. Por exemplo: se você estiver visitando uma página na internet e desejar retornar à página anterior, basta pressionar o ícone de retorno.

O segundo botão nos leva ao menu principal, que inclui 4 opções: favoritos, principal, diversão e web. Dependendo de onde você estava anteriormente, esta será a entrada para o menu principal. Por exemplo: se você desligou o Instinct com o painel de diversão escolhido, na próxima vez que ligar o aparelho, esta será a porta de entrada.

Os botões e portas laterais no telefone são assim dispostos. Na parte superior, temos o Lock – para ligar e desligar o telefone – e a entrada pro headphone. Na lateral direita, encontramos a entrada pro cartão micro SD, o botão para ativar comandos de voz (um dos destaques do Instinct) no centro e o botão para câmera e vídeo na parte inferior. Na parte inferior, há apenas o microfone.

Na lateral esquerda, temos a entrada USB para conectar com PC ou carregador de voltagem e o controle de volume. Na parte anterior do telefone está a câmera de 2-megapixels, no canto superior esquerdo. A bateria fica alojada na parte inferior. Para fazer a sua troca, a tampa traseira desliza para cima, expondo assim a bateria.

Samsung Instinct

Samsung Instinct: visão lateral esquerda
Samsung Instinct

Samsung Instinct: visão lateral direita
Samsung Instinct

Samsung Instinct: visão traseira (com a câmera)

Os vídeos gravados com a câmera do Instinct podem ser de 6 minutos ou mais longos, dependendo do tamanho do cartão micro SD, facilmente substituído. O aparelho aceita micro cartões de até 8GB.

A porta da bateria é removível pelo usuário, facilitando a troca a qualquer momento — algo bastante lógico, visto que o telefone vem com uma segunda bateria.

As funções básicas do Instinct são coisas comuns da maioria dos telefones do momento. O acesso é feito por toque direto. Ao tocar o telefone, o usuário tem a opção de fazer o telefone vibrar a cada toque. Isso confirma o toque correto, mas pode ser desativado nas preferências do telefone.

Entre os programas básicos já pré-instalados, destacam-se os seguintes:

Samsung Instinct

Ativador de Voz

Esta função é bem interessante, pois, com um simples toque de botão, você pode discar um número, tirar foto, fazer video, checar a previsão do tempo, ver os filmes nos cinemas da sua cidade, ouvir rádio ou TV etc.

Para discar um número telefônico de alguém na sua lista, basta dizer o nome da pessoa e tipo de fone (casa, celular, trabalho). O Instinct liga. Você pode, também, dizer o número diretamente e o Instinct faz a ligação. Isso é muito conveniente, já que evita que o usuário olhe pro telefone. Basta falar.

Bluetooth estéreo

Outra atividade muito legal neste telefone nem o iPhone 3G dispõe, ainda — embora use Bluetooth, não é em estéreo. No Instinct, o Bluetooth funciona em estéreo. Quando vou pra academia, por exemplo, uso apenas o meu headphone Bluetooth. É muito mais seguro do que ter headphone comum com fio, que pode ficar preso em algum outro objeto.

TV e Rádio

O Instinct tem TV e rádio ao vivo. Você pode escolher dentre canais tais como a CNN, Comedy Central, ABC News etc. No rádio, as opções são ainda melhores. Além de ter rádios especializadas em músicas de vários gêneros e décadas, o Instinct ainda inova oferecendo rádios locais de várias cidades em todos os Estados Unidos.

Calculadora

A calculador eletrônica é bem sofisticada, embora aparente ser simples. São três calculadoras em um só aplicativo. Temos a calculadora comum e mais duas outras: calculadora de gorjeta (muito usada nos Estados Unidos) e uma calculadora de conversão de unidades entre os sistemas métricos e americano — distâncias, peso, temperatura etc.

Samsung Instinct

GPS (Global Positioning System)

O sistema de GPS do Instinct é provavelmente o melhor do telefone. É GPS verdadeiro e, ainda melhor que vários aparelhos do gênero, o GPS do Instinct dá sua rota passo-a-passo, com o nome verdadeiro das ruas. A locutora diz o nome da rua, ao contrário de outros sistemas que apenas dizem “vire à direita.” O Instinct diz “vire à direita na Avenida Presidente Kennedy,” por exemplo.

No seu itinerário, o sistema navegador checa também as condições de tráfego e oferece opções caso haja engarrafamento ou acidentes. Caso você não siga as direções sugeridas, o sistema de navegação recalcula a trajetória no ato e a corrige, sugerindo outras opções.

Voicemail

O Instinct usa o sistema visual de voicemail. Quer dizer, ao receber mensagens na sua secretária eletrônica, o Instinct mostra uma lista de mensagens. Você pode, assim, escolher qual a mensagem que quer ouvir primeiramente.

SMS e MMS

Outra novidade do Instinct é não apenas o uso de SMS (mensagens de texto) mas também o MMS (multimedia messaging). MMS é o uso de mensagens de multimídia, contendo vídeos, áudios, fotos etc.

Email e Browser

O telefone vem já pré-programado para vários provedores, incluindo AOL, Gmail e Exchange, tornando a criação de contas de email muito simples. Além desses, o usuário pode incluir outras contas, como quiser.

O browser funciona bem, mas alguns usuários reclamam que poderia ser melhor. O melhor da internet no Instinct é que a Sprint usa o EVDO Rev. A, que é um sistema 3G que exibe velocidades de download bem mais rápidas, chegando até mesmo a 2.4Mbps — mas, na média, não é tão rápido assim. Isso depende muito do mercado onde o telefone é usado. Aqui em Austin (no Texas, Estados Unidos), por exemplo, eu obtive velocidades de download entre 700Kbps e 1.1Mbps.

Comparativamente, o EDGE que a AT&T usa na primeira geração do iPhone é meramente equivalente a um modem de 56Kbps, chegando às vezes até a 90Kbps. Na nova geração do iPhone, a velocidade esperada será bem maior.

Um detalhe interessante no browser está na opção de navegar um página horizontalmente e verticalmente. Ao pressionar o botão da câmera, o usuário pode balançar o telefone levemente da esquerda para direita (ou vice-versa) ou para frente e para trás a fim navegar na página sem usar os dedos. Isso requer um pouco de prática e funciona melhor em páginas longas e mais complexas. O efeito é obtido por causa da câmera fotográfica, que funciona como um nivelador.

Samsung Instinct

Calendário

Nem tudo no Instinct, entretanto, é satisfatório. Sendo um telefone de primeira geração, ainda existem muitas coisas que precisam ser melhoradas. Por exemplo, o calendário do Instinct é muito rudimentar e precisa de uma renovação urgente.

A Samsung e a Sprint já falam até em uma atualização de várias coisas em breve. Ainda não é possível a sincronização do calendário que vem no aparelho. O que muitos usuários estão utilizando é o calendário do Google.

Endereços telefônicos

Quanto à sua lista telefônica, essa sincroniza bem com o site da Sprint. Isso é incluído no preço do plano do seu telefone.

Ringtones

O telefone vem com vários ringtones e o usuário pode adicionar mais — inclusive MP3s — para serem usados para pessoas na lista telefônica. Por exemplo, eu utilizo músicas que eu mesmo escolhi e editei para serem usadas quando determinadas pessoas me telefonam. Assim sendo, eu nem preciso ver o número ou foto da pessoa (sim, você pode adicionar fotos para identificar as pessoas na sua lista). Ao ouvir a música, eu já sei quem está me telefonando.

O que esperar no futuro do Instinct

Aplicativos de outras companhias ainda são poucos; jogos, são só alguns. Eu já comecei a usar um leitor de notícias RSS, que também está sendo testado no iPhone. É simplesmente um agregador que utiliza uma página da web reconfigurada para o tamanho da tela do iPhone e Instinct. Isso funciona muito bem.

Suporte para Macs é inexistente. O disco que vem junto com o telefone é apenas para Windows XP e Vista. Mesmo assim, isso não faz falta. O programa do disco é praticamente para transferir músicas. Os usuários de Macs continuam usando iTunes e o programa gratuito SyncTunes.

O acesso ao cartão SD micro pode ser feito por Bluetooth ou, mais rapidamente, usando um adaptador de cartão SD. O adaptador funciona melhor e pode fazer transferências muito mais rápidas, principalmente se for uma grande quantidade de músicas.

Os planos disponíveis do Instinct são bem simples e completos. Ao comprar o aparelho, o usuário tem que pegar o Plano Simplesmente Tudo (Simply Everything Plan). Se fizer o contrato por 2 anos, o preço do telefone fica por US$129, apenas.

Ele inclui uso ilimitado de mensagens, internet, ligações dentro e fora da rede da Sprint e número ilimitado de ligações a partir da 19 horas. Durante o dia, há variações quanto ao número de minutos disponíveis.

No meu caso, temos o plano família para dois telefones com 1.500 minutos no período diurno e ilimitado à noite e fins de semana. O custo deste plano é apenas US$129, também.

Posts relacionados

Comentários