O melhor pedaço da Maçã.

WordPress chega à versão 2.6 um mês antes do planejado

Logo do WordPressO time de desenvolvimento do WordPress anunciou agora há pouco a disponibilidade da sua versão 2.6 para download imediato, cerca de um mês antes do que era inicialmente previsto.

Publicidade

De cara, o CMS (utilizado por nós, aqui no BLOG.MACMAGAZINE) ganhou um recurso há tempos aguardado por mim — e, devo dizer, motivo de alguns emails de minha parte para eles, fico feliz de ter contribuído para que ele subisse na lista de prioridades —, o track changes: tal como já é possível hoje no Microsoft Word e Apple Pages, por exemplo, usuários poderão acompanhar mudanças em qualquer post/página, com histórico e coloração, super bacana! Para blogs colaborativos, como o nosso, é uma novidade muito bem-vinda!

Controle de mudanças no WordPress 2.6

Controle de mudanças no WordPress 2.6

O WordPress 2.6 ganha, também, um bookmarklet (Press This!) que facilita bastante a postagem de artigos de onde você estiver na web. A partir de agora, portanto, se estiver na página de um vídeo do YouTube, pode clicar no link de postagem do WP na barra de favoritos do seu browser e uma janela de composição de artigo será aberta com o vídeo incorporado ao post. Da mesma maneira, se estiver no Flickr, por exemplo, a foto visualizada será inserida automaticamente no corpo da matéria.

WordPress 2.6: janela Press This!

WordPress 2.6: janela Press This!

Tal como previsto, já foi iniciada a implementação do Gears no WP, por enquanto restrita a usuários do Firefox e Internet Explorer (compatibilidade com o Safari e Opera é prevista para breve). Inicialmente, o uso da tecnologia servirá apenas para tornar a navegação no sistema mais ágil, a partir do armazenamento de códigos JavaScript e folhas de estilo CSS utilizadas comumente pelo WordPress. O CMS não requer o uso do Gears, mas como ele em funcionamento, tudo fica muito melhor.

Pensando no desenvolvimento e testes de novos temas, o WordPress 2.6 oferece agora pré-visualizações em tempo real para administradores, que podem experimentar novos visuais antes de lançá-los oficialmente para o grande público. Tal funcionalidade só era possível, até hoje, através de plugins como o Theme Test Drive.

Quer mais? Ele agora traz um pequeno contador de palavras em posts, integração de descrições em imagens, gerenciamento em massa de plugins, um novo controlador de imagens que facilita a inserção, alinhamento e redimensionamento das mesmas no próprio editor WYSIWYG do WordPress, reordenação de galerias de imagens via drag&drop, bolhas de notificação de updates de plugins, avatares padrão customizáveis, possibilidade de envio de mídias mesmo em modo tela-cheia, alteração da localização padrão do arquivo wp-config.php e da pasta /wp-content/, habilidade de alternar entre o uploader em Flash e o clássico, entre outros, incluindo diversas correções de bugs e aprimoramentos em segurança.

Mais de 75 desenvolvedores trabalharam juntos neste update, que deverá proporcionar um processo de atualização bastante simples para quem já estiver usando a versão 2.5.x. É recomendado que todos os usuários do CMS façam o update o quanto antes, já que futuras versões só serão desenvolvidas em cima da 2.6.

Publicidade

O vídeo abaixo fala sobre algumas das novidades do WordPress 2.6, confira:

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Yahoo! mais uma vez nega proposta da Microsoft

Próx. Post

Apple adia recurso de compartilhamento de arquivos via iDisk no MobileMe

Posts Relacionados